Rio das Ostras reuniu setores da sociedade para apresentar projeto de Estacionamento Rotativo
Objetivo é atender o maior número possível de veículos por vaga
A Prefeitura de Rio das Ostras estuda a implantação do estacionamento rotativo como uma alternativa para aumentar a disponibilidade de vagas de veículos, em especial, próximo aos eixos comerciais da Cidade. O projeto foi discutido com representantes de setores da sociedade na quarta-feira, dia 1º de junho, em encontro no Parque dos Pássaros.
De acordo com os técnicos da Secretaria de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana, a necessidade de maior disponibilidade de vagas aumenta a cada ano, devido ao grande volume de veículos que circulam na cidade. A frota de carros na Cidade chega a 75 mil automóveis, sendo destes 45 mil emplacados no município, segundo dados do Detran, de 2015. A equipe explicou que as ruas do Centro não foram projetadas para receber esse fluxo.
Outro problema identificado pela Comissão do Plano Municipal de Mobilidade Urbana é que alguns motoristas têm o hábito de deixar o carro estacionado durante todo o dia, o que impossibilita que outros automóveis possam estacionar na área Central.
“A pesquisa identificou que motoristas percorrem pelo menos duas vezes o mesmo local até conseguir estacionar”, explicou o secretário Municipal de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana, Edson Luiz Pereira.
Pelo projeto do Estacionamento Rotativo, a empresa que vencer a licitação terá 10 anos de concessão. Deverão ser ofertadas contrapartidas como paraciclos e veículos de remoção, conforme direção do edital que está sendo finalizado.
A expectativa é de que dentro de 90 dias seja concluído todo o processo. A empresa vencedora será responsável pela cobrança e administração das vagas. O Rotativo deve contemplar três mil vagas, entre 8h às 22 horas, de acordo com o local.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social