Rio das Ostras forma alunos no setor de Gastronomia
Segundo SindComércio, Carreta Escola de Gastronomia permanecerá no Município por mais um mês.
Alunos da Carreta Escola de Gastronomia do Senac receberam nesta terça, 31 de maio, o diploma de conclusão dos cursos de pizzaiolo; saladas; salgados para festas e bases de confeitaria, técnicas para garçom e doces para festas. Ao todo, 155 alunos participaram da cerimônia.
Os cursos são gratuitos e oferecidos por meio do programa Senac na Comunidade, em parceria com o SindComércio e a Prefeitura de Rio das Ostras e apoio da Fecomércio.
A unidade móvel está no Município desde novembro do ano passado, oferecendo capacitação profissional aos moradores. Presente à cerimônia, o prefeito Alcebíades Sabino agradeceu ao Senac e SindComércio pela oportunidade dada à população riostrense e parabenizou os formandos.
“Vocês estão de parabéns pela força de vontade, por superarem todas as dificuldades. Sabemos como a população é carente de formação e esta é uma bela oportunidade que vocês lutaram para conseguir”, destacou.
O prefeito aproveitou o evento para encaminhar ao Senac e ao SindComércio a solicitação dos moradores do Município para a permanência da Carreta de Gastronomia e a vinda da Unidade Móvel de Beleza, que oferece cursos na área de estética. O presidente do SindComércio Rio das Ostras, Marcelo Ayres, confirmou a permanência da Carreta Escola por um mês, que será “substituída”, pela unidade móvel de beleza, em julho.
“Este é um momento em que os mais capacitados é que vão sobreviver no mercado. Vocês estão fazendo a sua parte”, disse Ayres.
A carreta está instalada na Praça Prefeito Cláudio Ribeiro, próxima à sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. A secretária da pasta, Carla Ennes, acompanhou de perto a trajetória dos “vizinhos” e parabenizou-os pela força de vontade.
“Nós vimos todo o esforço de todos vocês, como são cobradas e como se dedicaram para estar aqui neste momento de celebração”, destacou. A secretária ainda informou que os interessados poderão se inscrever nas feiras de gastronomia que acontecem no Município.
Para o diretor de Responsabilidade Social do Senac, Ricardo Rohloff, a alegria dos alunos e a gratidão pelo trabalho desenvolvido pela equipe do Senac demonstram o sucesso da iniciativa.
“É uma honra para o Senac promover estes cursos e proporcionar uma perspectiva de mudança num momento em que a economia está passando por um momento difícil. É emocionante ver o carinho que os alunos tem em relação ao professor (Júlio Lima) Agradecemos à nossa equipe que se dedicou para o sucesso deste projeto”, disse.
O coordenador da Carreta Escola e instrutor, Júlio Lima, foi um dos mais saudados durante a formatura. Há 23 anos no Senac, empresa em que aprendeu o ofício que mudou a sua vida, Júlio contou sobre a mudança na sua vida a partir da qualificação na entidade.
Formada no curso de doces para festa, a jornalista Marcelle de Souza Pereira, acredita que encontrou seu caminho profissional.
“Sempre tive aptidão para a gastronomia, mas faltava segurança e qualificação. Durante o curso, desenvolvi meu talento aprendendo a técnica. Esta noite coroa todo este processo. Depois de me formar em doces para festas, me inscrevi no curso de auxiliar de cozinha e estou adorando”, vibrou.
SENAC – A iniciativa faz parte do programa Senac na Comunidade, que disponibiliza a capacitação profissional como ingrediente principal dos programas sociais. Ao todo, desde 2010, cerca de 28 mil pessoas já foram certificadas no Rio. Desse número, cerca de 10% somente nos cursos na área de Gastronomia. A alta empregabilidade desse setor é um incentivo. No Senac RJ, 78% dos egressos dos cursos de Gastronomia conquistam espaço no mercado de trabalho em até sete meses.
fonte:
Secretaria de Comunicação Social