Rio das Ostras inicia projeto para orientar sobre intoxicação e valorizar alimentação saudável
Município é pioneiro na região e um dos 25 do Brasil a promover o Projeto Educanvisa, do Ministério da Saúde
Na terça-feira, 24, a equipe da Vigilância em Saúde de Rio das Ostras esteve na Escola Municipal José de Oliveira Martins apresentando o Projeto Educanvisa.
Essa é uma das escolas da Rede Municipal a participar da iniciativa, que tem o objetivo de capacitar os educadores para atuar junto com os profissionais da Vigilância na prevenção a intoxicação por alimentos ou medicamentos e ainda em prol de uma alimentação saudável, longe das comidas industrializadas. Rio das Ostras é pioneira na Região e uma das 25 cidades a implantar o Projeto do Ministério da Saúde.
“O objetivo é levar informações para um maior número de pessoas sobre como se prevenir e o professor é um dos nossos grandes aliados neste processo de mudança de hábitos, já que eles trabalham na formação dos alunos”, explicou o coordenador da Vigilância em Saúde, Maycon Prata. Ele disse ainda que é importante transformar crianças e adolescentes em agentes multiplicadores de informação em saúde entre amigos, vizinhos e familiares.
Quatro unidades de ensino municipais já participam do Educanvisa. A coordenadora do Projeto, Marcia Ximenes, informou que serão realizadas palestras também no Imero-Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras, unidade de formação de professores, com a participação da Associação de Produtores Rurais de Cantagalo. A atividade vai destacar os riscos associados ao uso de agrotóxico.
ATIVIDADES – O Educanvisa busca utilizar a rede Pública Municipal para disseminar conceitos de Saúde que têm relação direta com a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Para isso, estimula os educadores a usar ferramentas de ensino, como teatro, dinâmica de grupo, confecção de cartazes, livros e histórias em quadrinho, práticas que abordem cuidados com a higiene, além de esclarecer quanto ao trabalho e importância da Vigilância Sanitária.
A professora da Escola Municipal José de Oliveira Martins, Denise Policarpo, contou que os professores já trabalham na unidade, de forma lúdica, a importância da alimentação saudável e que o projeto vai colaborar para enriquecer esse conhecimento.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social