Seminário marca comemoração da Semana Nacional de Museus em Rio das Ostras
Especialistas em Arqueologia, História, Museologia e áreas afins participaram de evento nesta quinta-feira, dia 19
A presença do Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba em Rio das Ostras fez com que a cidade se tornasse uma referência.
Pelo sexto ano consecutivo, o Município marca presença na Semana Nacional de Museus, comemorada de 16 a 22 de maio. Dessa vez, Rio das Ostras sediou na quinta-feira, 19, o Seminário Museus e Paisagens Culturais. Com inscrições gratuitas, o evento contou com palestras de especialistas nas áreas de Arqueologia, Museologia, História e Biologia, entre outras.
“Considero a cultura muito importante para preservar a identidade de um povo e asseguro todo meu apoio ao trabalho da Fundação Rio das Ostras de Cultura”, afirmou Sabino na abertura do seminário, realizado na Sala de Cinema da Fundação Rio das Ostras de Cultura.
O presidente da Fundação, Cosme dos Santos, agradeceu a parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisas Arqueológicas (IBPA) e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), responsáveis pela organização do seminário. “No momento de crise que vivemos, parcerias como essa são de grande importância para a promoção da cultura. Não podemos esquecer que a cultura é crucial para o desenvolvimento de uma nação”, destacou.
Entre os especialistas presentes estavam a arqueóloga Denise Chamum, responsável pela concepção museológica do Sambaqui da Tarioba, e o técnico de arqueologia Juber Decco, que representaram o IBPA no seminário. Denise apresentou a palestra “Pedras, Louças, Vidros e Cachimbos: Vestígio do Mundo Rural do Rio de Janeiro Século XIX”, preparada pelo professor-doutor Paulo Seda, chefe do Departamento de Arqueologia da Uerj e presidente do IBPA.
Durante a palestra “Sambaqui da Tarioba: Um Registro do Paleoambiente”, a professora-doutora Rosa de Souza, da UFF, destacou a importância do museu. Segundo ela, trata-se do único museu do Brasil e, provavelmente, do mundo em formato “in sito”, onde o corte estratigráfico (das camadas da rocha) é feito e preservado dentro do prédio.
As demais palestras foram ministradas pelo professor-doutor Ernani Viana Saraiva (Polo Universitário de Rio das Ostras – Puro – UFF), que falou sobre a “Produção Cultural nos Museus: Desafios e Oportunidades” e pelo professor-mestre Vinícius Maia Cardoso (Universidade Salgado de Oliveira), que abordou o tema “Patrimônio, Pesquisa Histórica e Arquivos Locais”. Um filme sobre arqueologia e a visita ao Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba encerraram o seminário. Todos os participantes receberam certificados ao final do evento.
SEMANA DE MUSEUS – Uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus, a Semana Nacional reúne, na atual edição, 1.236 museus do país e 3.700 atividades. Entre essas estão visitas mediadas, palestras, oficinas e exibição de filmes.
FONTE: SECOM – PMRO.