Centro de Saúde de Rio das Ostras completa 34 anos
Para marcar a data, a Secretaria está promovendo várias palestras para a comunidade
Esta semana, a Secretaria de Saúde está promovendo uma série de palestras no Centro de Saúde de Extensão do Bosque para marcar os 34 anos de fundação da unidade, que é uma referência no Município chegando a registrar, em média, 30 mil atendimentos/mês nas mais variadas especialidades.
Inaugurada na década de 80 pelo médico sanitarista Dr. Aldo Villas Boas, o Centro de Saúde de Extensão do Bosque era administrado pela antiga Fundação Serviço Especial de Saúde Pública, do Ministério da Saúde. Em 1993, com a emancipação da cidade, passou a ser gerido pela Prefeitura.
O atual Centro ainda guarda o seu importante papel de saúde preventiva e curativa da população. Atualmente, conta com 132 servidores e atende em média 30 mil usuários por mês, entre as especialidades de ortopedia, patologia cervical, nutrição, alergologia, homeopatia, endocrinologia, dermatologia, oftalmologia, mastologia, reumatologia, cirurgia ortopédica e otorrinolaringologia, ambulatório follow up, teste do pezinho e do olhinho.
A unidade de saúde ainda registra um grande fluxo de vacinas que constam no calendário nacional, sendo referência também para BCG, febre amarela e imunobiológicos especiais. Funcionam também nas dependências do Centro de Saúde, o Laboratório Municipal e um serviço de Raio X.
Além do atendimento das ações básicas – onde são desenvolvidos programas municipais de saúde – a unidade é referência no município para o atendimento a casos de tuberculose e hanseníase
PROGRAMAÇÃO – Nesta quarta-feira, dia 18, a enfermeira Karla Cristina Silva Viana, fez uma palestra sobre Tuberculose. O objetivo é orientar a população sobre a importância de se prevenir contra a doença e quais os cuidados devem ser tomados.
A fisioterapeuta Daniela Bernadino de Lima também falou para as mulheres sobre Aleitamento Materno e as vantagens desse ato para o crescimento do bebê.
Amanhã, quinta-feira, 19, pela manhã, a enfermeira Emanuelle vai ministrar uma aula de Shantala, uma massagem milenar, de origem indiana, que cria um elo de ligação bem maior entre a mãe e os bebês. A técnica deve ser aplicada em crianças a partir do primeiro mês de vida.
Para fechar a programação, na sexta-feira, dia 20, entre 9h e 12h, haverá uma nova palestra sobre a importância do aleitamento materno e orientação sobre o teste do pezinho.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social