Rio das Ostras mobiliza alunos no combate ao Aedes Aegpti
Publicação conta as aventuras da turma da “Luluzinha Teen” para identificar focos do mosquito
No início de abril, alunos da Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras ganharam mais um material para reforçar o combater ao mosquito Aedes Aegpti, causador da dengue, zika e da febre chikungunya. Agentes da Defesa Civil e Guardas Sanitários da Vigilância em Saúde distribuíram revistas didáticas aos estudantes das Escolas Municipais Inayá Moraes D’ Couto e Cidade Praiana.
A ação é uma parceria da Prefeitura com as Secretarias de Estado de Defesa Civil, Educação e Saúde.
A publicação, que está sendo distribuída em todos os municípios fluminenses, conta as aventuras da turma da “Luluzinha Teen” para identificar os possíveis focos do mosquito em sua comunidade e conhecer os sintomas da dengue e da chikungunya . Na história, os adolescentes recebem orientações de um Guarda Sanitário, que ensina a prevenir as doenças em apenas dez minutos por semana. Ao final da revista, caças-palavras, dominox e criptogramas reforçam os cuidados de prevenção dessas doenças. Diversão e conhecimento garantidos.
De acordo com o capitão Marcelo Silva, da Secretaria de Estado de Defesa Civil, a revista temática representa um eficiente recurso para combater o Aedes Aegpti. “Com esta revista conseguimos envolver crianças e adolescentes no trabalho de prevenção. Elas também levam informações aos pais e responsáveis, se transformando em multiplicadores do conhecimento”, ressalta.
“Quando estes estudantes identificam focos do mosquito em sua casa ou escola, cobram providências dos adultos. Por isso, são importantes aliados no grande desafio de prevenir e proteger nossa cidade”, explica o coordenador da Defesa Civil no Município, Jorge Manuel Mazzo.
ORIENTAÇÕES – Durante a distribuição da revista, Guardas da Vigilância em Saúde orientaram os alunos sobre os principais cuidados para combater a dengue e a chikungunya em suas casas. A estudante Letícia Vitória da Silva, do quarto ano da Escola Municipal Inayá Moraes D’ Couto, ouviu com atenção as explicações dos Guardas. “Agora vou poder ajudar meus pais a cuidar de nossa saúde. Precisamos estar sempre atentos”, afirmou, empolgada.
“Meu pai já teve dengue no ano passado e vi o quanto é perigosa. A revista ensina a prevenir essa doença em apenas dez minutos por semana”, completou a colega Gabriela Costa, também do quarto ano.
FONTE:
Departamento de Jornalismo