Caminhada, ações culturais e atividades nas escolas festejam aniversário de Rio das Ostras
Rio das Ostras comemora, no dia 10 de abril, seu 24º aniversário de emancipação político-administrativa. Para celebrar a data, a Fundação Rio das Ostras de Cultura vai promover exposições, performance coreográfica e aulas públicas de dança, teatro e música.
As unidades de ensino da Rede Municipal também estão preparando uma série de atividades. A programação festiva inclui ainda a caminhada do Circuito Histórico e Cultural, que percorre marcos da trajetória do Município.
CAMINHADA CULTURAL –Para quem gosta de caminhar e quer conhecer mais sobre a Cidade, no domingo, dia 10, acontecerá uma caminhada pelo Circuito Histórico e Cultural de Rio das Ostras. A concentração acontece a partir das 8h, no Hortifruti, ao lado da sede da Secretaria de Turismo. Os caminhantes seguirão pela Rodovia Amaral Peixoto até a Praia da Tartaruga, e pela orla até a Foz do Rio das Ostras, margeando o rio até a Rua Jandira Pimentel, retornando pela Rodovia ao início do trajeto.
A caminhada é uma realização da Anda Rio das Ostras com apoio de Hortifruti, Rio das Ostras Convention Bureau, Anda Brasil, Art Pé Calçados e Prefeitura de Rio das Ostras.
ARTE DA CASA – Em comemoração ao aniversário do município, a Casa de Cultura Bento Costa Júnior, unidade da Fundação Rio das Ostras de Cultura, reúne quadros, fotografias e artesanato produzidos por talentos locais. A exposição “Arte da Casa” conta com 24 peças representando os 24 anos de Rio das Ostras. O jardim da Casa de Cultura, por sua vez, vai abrigar a mostra interativa “Palavras ao vento”. Por meio da pergunta “Qual Palavra define Rio das Ostras pra você?”, respondida pelos visitantes do espaço durante a semana de aniversário, a exposição vai tomar vida.
AULAS PÚBLICAS – O Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro abre as suas portas à comunidade na semana de aniversário da Cidade. Os interessados podem assistir às seguintes aulas públicas: segunda, dia 4, às 14h, 15h30, 18h e 19h15 – balé; terça, dia 5, às 10h – zumba e teatro, às 14h e às 18h – teclado; quarta, dia 6, 16h e 18h – piano; quinta, dia 7, às 9h – balé, às 14h – teatro; sexta, dia 8, às 10h – balé, às 18h- violão, às 18h30 – violino, às 19h – Coral Amigos do Som.
A apresentação da performance de dança “Zedi” encerra a programação da sexta, dia 8. Na Praça José Pereira Câmara, a partir das 20h, o Grupo Cria Expressões Humanas mescla hip hop e dança contemporânea para contar a história de Zedi, andarilho que é uma lenda viva de Rio das Ostras, com direção coreográfica de Cláudia Byspo.
ATIVIDADES NAS ESCOLAS – Entre as atividades promovidas pela Secretaria de Educação, que começam nesta segunda-feira, dia 4, e prosseguem até o fim do mês, está a gincana Eco-Ostras, que estimula a consciência ambiental e envolve as unidades de ensino. Circuito do trânsito, oficina de reutilização da águam com apoio da Viação Macaense, palestras e ações nas áreas de Saúde, além de visitas a espaços culturais e a Biblioteca Pública, fazem parte da programação.
As unidades de ensino da Rede Municipal também prepararam uma ampla programação de aniversário. História, tradições, lendas, ecossistema e pontos turísticos da Cidade são valorizados nas diferentes atividades. Entre essas estão a exposição fotográfica “Origens da Nossa Cidade”, Festival de Curtas-metragens, trabalho sobre a história do Poço de Pedras e restauração da Igreja Nossa Senhora da Conceição, promovidos, respectivamente, pelas escolas municipais Prefeito Paulo Pinheiro, Professora América Abdalla e Célio Sarzedas.
GINCANA ECO-OSTRAS – A nova edição da já tradicional Gincana Eco-Ostras tem como tema a história do município de Rio das Ostras, seus ambientes e áreas de preservação. Dividida em etapas, a gincana conta com um Quiz, com perguntas sobre o tema, além de arrecadação de brinquedos, roupas e alimentos que serão doados a instituições filantrópicas. A premiação será em 22 de junho, no auditório da Secretaria de Educação.
FURNAS EDUCA – Na conclusão do mês de aniversário, algumas unidades de ensino participam do Furnas Educa Itinerante, projeto voltado à conscientização sobre conservação de energia, educação ambiental e prevenção de queimadas. A parceira vai beneficiar alunos de 5 a 10 anos das escolas Fazendas Reunidas Atlântica, Acerbal Pinto Malheiros e Simar Machado Sodré.
FONTE:
Departamento de Jornalismo