I Fórum de Turismo de Rio das Ostras aprova criação de Conselho Municipal do setor
Rio das Ostras promoveu na segunda-feira, 29, o I Fórum Municipal de Turismo, que atraiu cerca de 100 pessoas para discutir o fortalecimento do setor. Durante o Fórum foi apresentado o Planejamento Estratégico para o Desenvolvimento Turístico de Rio das Ostras e aprovado a proposta do texto do projeto de lei que criará o Conselho Municipal de Turismo.
O evento foi realizado no Teatro Popular de Rio das Ostras, com a participação do prefeito Sabino, da secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carla Ennes, e de diversas autoridades.
O I Fórum Municipal de Turismo contou com a participação de representantes de entidades ligadas ao turismo, como hotéis, pousadas, sindicatos, agências, associações de moradores, associações de artesãos, além do Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau, Tradetur, Núcleo Gourmet, Infraero e Pastoral do Turismo.
O prefeito Sabino destacou a importância da realização do Fórum. “O Turismo é a principal vocação de nossa Cidade, emprega muita gente e garante o sustento de uma quantidade enorme de famílias. O Fórum dá uma oportunidade do Poder Público dialogar com profissionais de turismo e entidades, como a Fundação Getúlio Vargas e o Sebrae, pensando no presente e no futuro. O Turismo é sem dúvida o futuro da nossa Cidade e vamos continuar investindo nisso”, afirmou.
A pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas, Cristiane Rezende, apresentou o “Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico do Município de Rio das Ostras”. O documento destaca 51 ações para promover o desenvolvimento do setor, entre as quais a criação do Conselho de Turismo e da Marca Rio das Ostras.
O ex-secretário Nacional de Políticas Públicas do Ministério do Turismo e atual diretor de Relações Internacionais da Associação Brasileira das Empresas Aéreas – Abear, Airton Nogueira Pereira Júnior, fez uma palestra sobre a importância do Conselho Municipal de Turismo.
O presidente da Associação de Pousadas e Hotéis de Rio das Ostras, Eduardo Cordeiro, destacou: “a crise mostrou que a Cidade precisa remodelar o seu turismo; nosso foco sempre foi o turismo de lazer. O Fórum é uma oportunidade dos empresários se unirem em busca de ações que atraiam o turista para Rio das Ostras”, disse.
CONSELHO – Durante o evento, foi apresentada e aprovada a proposta de texto para projeto de lei que criará o Conselho Municipal de Turismo, formado por representantes do Poder Público e da Sociedade Civil, com a função de discutir iniciativas que contribuam para o fomento do setor.
“No conselho, representantes de várias instituições e do Poder Público poderão discutir ações e políticas para o desenvolvimento do Turismo em Rio das Ostras. É uma forma de fazer uma gestão compartilhada e do Poder Público estar mais próximo de quem vive os desafios do setor”, explicou a secretária Carla Ennes.
FONTE:
Departamento de Jornalismo