Fenômeno natural rompe barra de areia da Lagoa de Iriry
Devido às fortes chuvas verificadas nos últimos dias em Rio das Ostras, a barra de areia que separa a Lagoa de Iriry da Praia de Costazul se rompeu. Com este fenômeno natural, a água da lagoa escoou em direção ao mar.
Uma equipe da Secretaria do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras está realizando a limpeza da Lagoa, retirando a vegetação do local, com a ajuda de três tratores.
NORMALIZAÇÃO – De acordo com técnicos da Secretaria, em poucos dias o nível da água começa a se normalizar e a lagoa estará em condições de banho novamente para moradores e turistas.
A previsão é de que de três a cinco meses a barra de areia da lagoa será reconstruída pela deposição de resíduos oriundos do mar. A barra é naturalmente recomposta pelo movimento do oceano.
“A ação de reconstrução desta barra de areia não pode ser realizada por tratores e sim pela própria natureza. O rompimento da barra de areia, por ser natural, não causa danos ao ambiente e, ao contrário, contribui para a renovação do ecossistema da lagoa”, esclarece o secretário do Ambiente, Nivaldo Talon.
Técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) estiveram na Lagoa de Iriry nesta quinta, dia 10, e confirmaram se tratar, realmente, de um fenômeno natural.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social