Rio das Ostras tem representante no Conselho Estadual de Política Cultural
Eleição dos conselheiros aconteceu durante Conferência Regional da Baixada Litorânea, dia 8, no Teatro Popular
Rio das Ostras sediou na noite de terça-feira, dia 8, no Teatro Popular, a última Conferência Regional da Cultura do Estado do Rio de Janeiro de 2015. No evento, foram eleitos os dois representantes da Baixada Litorânea para o Conselho Estadual de Política Cultural.
Os escolhidos foram Carlos Henrique Pimentel, de Rio das Ostras, como conselheiro titular; e Jorge Luiz da Costa, de Araruama, como suplente.
O evento contou com a presença do prefeito Alcebíades Sabino, da secretária estadual de Cultura, Eva Doris Rosental, de Reginaldo Magalhães, representante do Ministério da Cultura, e representantes dos municípios pertencentes à Baixada Litorânea.
Abrindo a Conferência, a secretária estadual de Cultural, Eva Doris, falou das visitas realizadas em todo o interior do Estado para perceber o trabalho desenvolvido em cada município.
“É muito importante que nessa eleição para o Conselho Estadual tenhamos representantes de todas as regiões do Estado porque, dessa forma, teremos conhecimento da realidade de cada município”, disse.
Em seu pronunciamento, o prefeito Sabino ressaltou a antiga relação de Rio das Ostras com a cultura e a arte.
“Rio das Ostras, desde antes da emancipação, tem uma ligação forte com os movimentos culturais, seja na dança, no cinema, na música em todos os segmentos. A nossa Fundação de Cultura tem autonomia para desenvolver o bom trabalho, por se tratar de uma autarquia. Acredito que a cultura é um dos caminhos importantes para o desenvolvimento do Município. Por isso, queremos agilizar o processo para implantação do Sistema Municipal de Cultura, do Conselho e do Fundo”, declarou.
ELEIÇÃO – Na eleição dos conselheiros, 78 pessoas participaram da votação dos quatro candidatos. Carlos Henrique, de Rio das Ostras, foi eleito o representante titular da Baixada Litorânea no Conselho Estadual com 48 votos. Jorge Luiz da Costa, de Araruama, obteve 23 votos e foi eleito suplente. Leonardo Nunes de Medeiros e Jonathan de Oliveira Saldanha, ambos de Rio das Ostras, tiveram 4 e 3 votos, respectivamente.
FONTE:
Departamento de Jornalismo