Conferência de Cultura reúne representantes da Baixada Litorânea em Rio das Ostras
Evento acontece na próxima terça-feira, 8, no Teatro Popular, com credenciamento a partir das 16 horas
Rio das Ostras sedia na terça-feira, dia 8, no Teatro Popular, a Conferência Regional de Cultura da Baixada Litorânea, com cadastramento a partir das 16h.
O objetivo principal desse encontro é eleger os conselheiros titulares e seus respectivos suplentes que vão representar a região no Conselho Estadual de Política Cultural no período de 2016 a 2018. A coordenação geral da conferência é da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. O evento vai reunir autoridades estaduais e municipais, além de agentes culturais.
Em preparação à Conferência Regional, a Secretaria de Estado de Cultura promoveu, em parceria com a Fundação Rio das Ostras de Cultura, uma reunião prévia na Cidade no dia 26 de novembro. Nesse encontro, os agentes culturais da região foram orientados sobre o cadastro de eleitores e candidatos para o Conselho Estadual de Políticas Culturais.
Estão sendo aguardados na conferência regional gestores e representantes da sociedade civil dos municípios de Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim. As atividades começam às 16h, com credenciamento, que segue até 20h. A abertura da plenária está marcada para 18h, com previsão de duração de três horas.
CONSELHO ESTADUAL – A composição do Conselho Estadual de Política Cultural será com 16 membros titulares e respectivos suplentes, sendo que as eleições de 10 titulares e seus suplentes acontecem nas conferências regionais. No conselho haverá representação do poder público municipal e estadual, do poder legislativo e de instituições e personalidades de relevância cultural. Acontecerá ainda eleição virtual, pelo portal www.cultura.rj.gov.br, de seis titulares e seus suplentes oriundos dos segmentos culturais (artes cênicas, artes visuais, audiovisual, música, literatura, cultura popular).
O Conselho Estadual de Política Cultural, órgão colegiado deliberativo, de composição paritária, integra o Sistema Estadual de Cultura, recentemente instituído com a sanção da Lei 7035/2015. Podem se candidatar a uma vaga de representante regional pessoas com idade mínima de 18 anos. Já para o cadastro de eleitor é preciso ter, pelo menos, 16 anos. Em ambos os casos é necessário comprovar atuação na área cultural na Região.
Outras informações sobre as eleições dos representantes do Conselho Estadual de Política Cultural estão disponíveis no sitewww.cultura.rj.gov.br/editais/
FONTE: SECOM – PMRO.