Rio das Ostras investe em reforma e revitalização de espaços de lazer
Parques dos Pássaros e Municipal são locais muito visitados por moradores e turistas
Basta fazer um dia de sol que logo Rio das Ostras se transforma em um destino dos amantes da natureza e tranquilidade.
Um lugar cercado pelo verde, com a garantia de pelo menos 18,74% do seu território preservado em Áreas de Proteção. Assim, o Município mantém um trabalho contínuo de preservação de suas bacias hidrográficas, restinga, fauna e flora.
E não são somente as praias que chamam atenção de moradores e turistas. Alguns espaços públicos, mantidos pela Prefeitura, têm proporcionado bons momentos aos visitantes que usufruem do maior contato com a flora e a fauna.
E para atrair ainda mais frequentadores, a Administração Municipal vem investindo na manutenção destes locais, como é o caso do Parque Municipal, Parque dos Pássaros e o Mirante da Lagoa do Iriry, que recebem milhares de visitantes mensalmente.
PARQUE MUNICIPAL – O espaço, com 318 mil metros quadrados de área, é ideal para caminhadas, ginástica, ou simplesmente para contemplar a natureza. Em 2015, ele passou por várias reformas e foi totalmente revitalizado e conta com trilha para caminhadas, fazendinha, academia de ginástica ao ar livre para idosos, parquinho, área para piquenique, estufa para produção mudas e um bromeliário.
Segundo o Secretário do Ambiente, Nivaldo Talon, o Parque criado em 1997 busca o máximo de conforto aos visitantes. “As crianças são priorizadas aqui. Desta maneira, podemos atrair também as famílias, tanto que nos finais de semana sempre registramos uma grande movimentação. Este ano também inauguramos um espaço voltado para a educação ambiental no parque e com isso, estamos atraindo um número cada vez maior de visitantes”, finalizou.
O estudante Davy Pires esteve no local e elogiou. “Tudo aqui é muito bem cuidado. O lugar é bonito e agora quero trazer meus pais para conhecer”, destacou.
PARQUE DOS PÁSSAROS – Outra área de lazer de Rio das Ostras que merece destaque é o Parque dos Pássaros, em Jardim Marilea. Atualmente o local encontra-se fechado para visitação pública em função de uma revitalização do espaço. A previsão é de que seja reinaugurado em dois meses.
Nas obras, serão reformados o Viveiro de Pássaros e a ponte do Parque. Os recursos para a revitalização foram obtidos por intermédio da Compensação Ambiental. Durante a reforma, as aves do viveiro foram levadas provisoriamente para outra área do Parque.
Criado em 2004, o Parque dos Pássaros, que tem 48 mil m3 e inclui réplicas de ecossistemas do bioma da Mata Atlântica, é uma Unidade de Conservação Municipal instituída com o objetivo de preservar um conjunto de áreas que servem de abrigo para a reprodução de espécies de pássaros ameaçadas de extinção. Nele, os visitantes podem observar os pássaros, outras espécies animais e a vegetação característica da restinga, ao percorrer suas trilhas ecológicas.
É possível, por meio de agendamento, percorrer as trilhas do Parque dos Pássaros com o auxílio de um guia.
MIRANTE – Ainda este ano, o Município recuperou a estrutura de concreto e ferragens do Mirante da Lagoa de Iriry, além do deck de madeira, a escada, o telhado e o conjunto de guarda-corpo. A estrutura também recebeu 13 pontos de luz aparente e um novo quadro de distribuição de energia. A obra de recuperação preserva as características do local, uma APA – Área de Proteção Ambiental.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo