Casa de Cultura de Rio das Ostras recebe Africanidade

Exposição foi aberta nesta segunda, 23, com apresentações de dança, capoeira e contação de histórias

Africanidade é o nome da exposição a mostra na Casa de Cultura de Rio das Ostras, que dá continuidade a reflexão sobre o Dia da Consciência Negra.

Após três meses de debruçados em um projeto pedagógico, desenvolvido pela Prefeitura, que trata a questão da cultura afro-brasileira, os alunos da Escola Professora América Abdalla vão expor seu material para todo o público, entre esculturas, pinturas, turbantes e bonecas Abayoimi. A entrada é franca.

O lançamento aconteceu na tarde desta segunda, 23, no local da exposição, com apresentações de dança típica, capoeira, contação de histórias entre outras encenações.

EXPOSIÇÃO – O principal objetivo da exposição Africanidade, que conta com esculturas, pinturas, turbantes, bonecas Abayoimi, entre outros, é chamar atenção do expectador, sensibilizando e despertando à valorização e reconhecimento da cultura afro-brasileira. Além disso, promover a quebra do preconceito por meio da importância dos valores culturais africanos, exaltando e evidenciando as raízes e criando uma identidade nacional.

Para inspirar a confecção do material exposto, professores e alunos se aprofundaram em pesquisas históricas de dentro e fora do Brasil, explorando o continente africano como um todo e suas influências culturais. O projeto foi desenvolvido de forma multidisciplinar, englobando as disciplinas de história, língua portuguesa, matemática, geografia e artes.

 

A Casa de Cultura Bento Costa Junior fica no Centro, na Praça José Pereira Câmara fica aberta à visitação, de quarta a domingo, de 13h às 18h.

 

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA – Para comemorar o Dia da Consciência Negra, na última sexta, dia 20, a Secretaria de Bem Estar Social e o Programa de Orçamento Participativo promoveram o Projeto Negro Raça, que presta uma homenagem aos 320 anos de Zumbi dos Palmares.

Além da exposição “Africanidade”, na Casa de Cultura Bento Costa Junior, o Teatro Popular de Rio das Ostras recebeu várias atividades, celebrando a cultura negra. Capoeira, com o Mestre Mistério; “Futuro Duvidoso”; espetáculo com o Grupo Cabalarte, da Secretaria de Bem Estar Social; “Olhos Coloridos”, com coreografia de Thalita Santos, Hip Hop, com o grupo Bboys em Movimento, “Eu Negra”, monólogo do Grupo Cria – Expressões Humanas, interpretado por Cláudia Byspo; e show da cantora Angélica de Paula foram as atrações.

SERVIÇO

Africanidade

Local: Casa de Cultura Bento Costa Junior

Praça São Pedro, Centro

Horário: Quarta a quinta, de 13h às 18h

Entrada franca

Telefone: (22) 2764-1768

FONTE:

Secretaria de Comunicação Social

Departamento de Jornalismo

 

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.