Rio das Ostras estende horário de combate ao mosquito da dengue
Para ampliar cobertura, Secretaria de Saúde vai ampliar período de visitação aos imóveis até as 21h
O trabalho de prevenção da dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti é contínuo em Rio das Ostras e inclui visitas dos guardas sanitários a 100% dos imóveis da cidade e atividades de educação em saúde envolvendo a população.
Para ampliar a cobertura, a partir desta terça-feira, dia 24, as equipes da Vigilância em Saúde vão atuar até as 21h, em visita aos imóveis, no combate ao mosquito.
A Secretaria de Saúde já havia estendido o horário de atuação dos guardas sanitários até as 20h, no início deste ano. Agora, a visitação passa a ser até as 21h, horário que, em geral, os moradores já retornaram do trabalho. Com isso, reduz-se o risco de encontrar as residências fechadas e ainda é possível orientar toda a família sobre o combate ao Aedes Aegypti.
“Este ano, o Brasil inteiro está em alerta também para o surgimento de casos de febre chikungunya e febre zika, doenças que são transmitidas pelo mesmo mosquito e que podem ser prevenidas eliminando os criadouros do vetor”, explica o coordenador da Vigilância em Saúde, Maycon Prata.
COMBATE – Para combater a dengue, chikungunya e a zika é preciso o envolvimento de toda a população, além do trabalho da Vigilância em Saúde. Para evitar que o mosquito se reproduza, é necessário eliminar o acúmulo de água parada em latas, pneus e sacos plásticos. Até mesmo tampinhas de refrigerante podem virar criadouro. Mais de 90% dos focos são encontrados dentro das residências, por isso a importância da colaboração de todos os moradores nessa luta.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social