Rio das Ostras reúne profissionais da Baixada Litorânea que atuam em museus
Jornada Institucionalizando Museus teve objetivo de informar sobre legislação, processo de criação, gestão e plano museológico
Rio das Ostras está sediando até esta terça-feira, dia 10, a jornada regional “Institucionalizando Museus”, que reúne representantes das cidades da Baixada Litorânea.
O evento, que acontece no Teatro Popular, é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura, por intermédio da Superintendência de Museus, em parceria com o Ministério da Cultura e com o apoio da Fundação Rio das Ostras de Cultura.
O município de Rio das Ostras conta com o Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba, único nesse molde no Brasil, que foi reinaugurado este ano. Preservando a maior parte das peças exatamente no local e da forma que foram encontradas, o museu é referência em todo Brasil, atraindo estudiosos de diversos lugares. A unidade permite ao visitante conhecer de perto a história dos sambaquianos, os primeiros habitantes desta Região.
JORNADA – Iniciada na segunda-feira, 9, a Jornada “Institucionalizando Museus” contou com a presença da assessora-chefe do Sistema Estadual de Museus, Lucienne Figueiredo dos Santos, e do presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cosme dos Santos. Durante a palestra inaugural, o especialista Pedro Nin Ferreira falou sobre conceito de museu, estatuto e sua respectiva regulamentação, processo de criação, modelos de gestão e plano museológico.
“É imprescindível que o Estado traga para o interior as informações legais sobre toda a estrutura que envolve um museu, desde o conceito propriamente dito ao plano de gestão do mesmo. Assim sabemos nossos deveres e também nossos direitos”, afirmou Cosme dos Santos, presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura.
Segundo Lucienne Figueiredo dos Santos, apenas oito municípios tem museólogos atuando em museus e esse número precisa ser ampliado. “Essa é mais uma parte importante da adequação à regulamentação do Estatuto de Museus, que é recente. As oficinas que estamos realizando vão cumprir esse papel informativo junto aos municípios”, disse a assessora-chefe do Sistema Estadual de Museus.
CAPACITAÇÃO – O objetivo das jornadas, que estão sendo promovidas desde o início de outubro em oito diferentes regiões, é dar continuidade à implantação da Política Estadual Setorial de Museus com o Programa de Formação e Capacitação de técnicos, mediadores e profissionais de apoio de instituições museológicas. Nesses encontros é divulgada a legislação em vigor sobre museus que regula a criação, acervo e equipe técnica.
Como parte do mesmo projeto, a partir de 2016, serão oferecidas 40 oficinas técnicas, em cada uma das oito Regiões do estado, com os temas: Gestão Cultural, Plano Museológico, Elaboração de Projetos, Expografia e Ação Educativa em Museus.
FONTE:
Departamento de Jornalismo