Rio das Ostras é o grande vencedor do Prêmio Melhores Práticas em Educação do TCE-RJ
Município conquistou três dos cinco prêmios disputados por representantes de todo Estado do Rio de Janeiro
A Prefeitura de Rio das Ostras foi o destaque do Prêmio Melhores Práticas 2015 do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ).
A Secretaria de Educação do Município conquistou três das cinco premiações disputadas por representantes de todo o Estado. Foram vencedores os programas de Formação Continuada dos Professores, de Progressão Parcial Virtual (ProVirtual) e de Correção de Fluxo Escolar. Essas inciativas têm promovido o desenvolvimento profissional dos educadores e contribuído para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem da Rede Municipal.
Promovido pela Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), a versão 2015 do “Melhores Práticas” selecionou ações públicas com o tema “Educação, Cultura, Esporte e Lazer no Ensino Fundamental”. Além das três iniciativas vencedoras de Rio das Ostras, também foram premiados um projeto de Barra Mansa e outro de Piraí. O prêmio visa a estimular e divulgar práticas que resultem em melhoria da administração pública direta e indireta municipal do Estado do Rio de Janeiro.
“Os profissionais envolvidos nessas iniciativas são conhecedores da realidade do processo pedagógico de todas as escolas da Rede Municipal. Isso possibilita desenharmos ações e projetos que geram bons resultados, com alunos aprendendo de fato, professores sendo atualizados continuamente e parcerias de excelência. É gratificante ver que um trabalho feito com planejamento, dedicação e amor resultou nessa bela premiação”, enfatiza a secretária de Educação, Andréa Machado.
Incluídos entre as dez ações selecionadas como as “Melhores Práticas” pelo TCE-RJ, os três projetos de Rio das Ostras foram classificados após visita in loco realizada por equipe do Prêmio. O resultado, publicado na edição de quarta-feira, 30, do Diário Oficial do Estado, foi comemorado pela equipe da Casa da Educação.
“Os três prêmios de Melhores Práticas recebidos são reflexos da consolidação de ações responsáveis e inovadoras praticadas pelos nossos profissionais, que foram desafiados a atuar na promoção e melhoria da Educação Municipal. Estamos muito felizes, pois entendemos que o processo de análise das iniciativas inscritas no Prêmio foi muito rigoroso e mostrou que estamos no caminho certo, rumo a um processo de ensino-aprendizagem eficiente”, afirma o coordenador da Casa da Educação, Maurício Henriques.
AÇÕES PREMIADAS – O Projeto “Formação Continuada – Desenvolvimento Profissional e Novas Práxis Educativas” foi uma das ações premiadas. Essa iniciativa consiste na realização de cursos, palestras, workshops, fóruns, mesas-redondas e seminários gratuitos voltados para os professores da Rede Municipal de Ensino. O objetivo é formar os profissionais e ao mesmo tempo estimular a reflexão e a construção de novas práticas pedagógicas que ajudem a criar um ambiente propício à aprendizagem. Parcerias com universidades, órgãos públicos e privados têm fortalecido ainda mais esse projeto.
Reduzir progressivamente a distorção idade/ano de escolaridade e garantir aos alunos o direito de cumprir o Ensino Fundamental em nove anos, tempo determinado pelo Plano Nacional de Educação. Esses são os objetivos do Programa Municipal de Correção de Fluxo Escolar, outra ação premiada. Iniciado em 2014, o programa conta com professores capacitados, cadernos pedagógicos interdisciplinares elaborados com base no referencial curricular de Rio das Ostras e recursos tecnológicos, além de motivar a formação e dar suporte ao docente. Em seu primeiro ano de implantação, 90% dos alunos conseguiram ser aprovados.
A terceira iniciativa de Rio das Ostras premiada é o Programa ProVirtual – Progressão Parcial Virtual, que também teve início em 2014. O programa oferece aos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental que progrediram parcialmente a possibilidade de resgatar o aprendizado em até duas disciplinas na quais não alcançaram a média. Todo o conteúdo é transmitido pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que pode ser acessado de qualquer computador, tablet ou celular com Internet, e os estudantes ainda contam com professores tutores online para tirar suas dúvidas. Dessa forma os recursos tecnológicos, que fazem parte do cotidiano da atual geração de educandos, são utilizados para aquisição de conhecimento.
FONTE:
Departamento de Jornalismo