Prontuário Eletrônico agiliza atendimentos de Saúde em Rio das Ostras
Ferramenta, inédita na rede pública municipal, reúne na mesma base de dados informações de cada paciente
A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras implantou nesta semana o prontuário eletrônico. A ferramenta é inédita na rede pública municipal e um grande avanço para o atendimento de saúde do Município. O sistema reúne, em uma mesma base de dados online, o histórico de saúde de cada paciente.
O novo sistema informatizado vai eliminar a papelada e conferir mais rapidez e confiabilidade ao atendimento. Também representa uma economia aos cofres públicos. O projeto piloto foi implantado na Clínica da Família, no Âncora, e, em breve, deve ser estendido a outras unidades da Rede Municipal.
No cadastro de cada paciente é inserido, além dos dados de identificação, todo o histórico de saúde, incluindo informações sobre atendimentos, doenças, medicamentos que faz uso ou já fez, alergias, internações etc.
A secretária de Saúde, Ana Cristina Guerrieri, explica que a ferramenta possibilita agilizar os processos e reduzir a espera por atendimento. Também diminui a possibilidade de erros na leitura e interpretação dos prontuários, além de reduzir a papelada.
“Implantamos o prontuário eletrônico, de forma experimental, na Clínica da Família, mas nosso objetivo é interligar toda a nossa Rede Municipal de Saúde. O sistema informatizado traz muito mais segurança ao paciente e ao profissional, já que as informações de saúde estão todas reunidas, em uma mesma base, de forma legível e acessível. Pode-se saber em segundos se o paciente é hipertenso, diabético, se tem alergia a algum medicamento, por quais consultas já passou…ou seja, todo o seu histórico”, diz Ana Guerrieri.
Com a ferramenta é possível reduzir a necessidade de papel e de outros recursos que antes eram utilizados no registro e acesso aos dados de saúde do paciente. Assim, o sistema também permite economia de recursos públicos.
Lilian Lima da Silva levou o filho Heitor, de 1 ano e 11 meses, à consulta com a médica de família. Ela foi informada sobre como passará a funcionar o prontuário eletrônico.
“Acho que vai ajudar muito! O atendimento fica mais ágil e muito mais fácil, porque a gente não precisa ficar contando tudo de novo para cada médico. Já está tudo ali. É mais rápido para o médico e para o paciente”, opinou Lilian, moradora do Village.
A médica Yenitza Gonzalez diz que, neste início, é preciso que o paciente tenha um pouco mais de paciência, já que as informações devem ser passadas dos antigos prontuários de papel para o sistema online.
“Depois que tudo estiver informatizado será muito mais simples; vamos ter à mão todo o histórico da pessoa”, completou.
INFORMATIZAÇÃO – A Prefeitura está informatizando, gradualmente, toda a Rede Municipal de Saúde para melhorar o atendimento à população e facilitar o trabalho dos profissionais.
Antes do prontuário eletrônico, a Secretaria de Saúde já havia implementado um módulo para o atendimento de emergência, no Pronto-Socorro, que cadastra o paciente e inclui a classificação de risco. Também conta com a ferramenta de marcação de consultas.
O próximo módulo do sistema a ser implantado é o de internação, no Hospital Municipal, que vai possibilitar a visualização dos leitos disponíveis, pacientes que necessitam de transferência, entre outras informações.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social