Taça Brasil de Mountain Bike começa neste sábado, dia 3, em Rio das Ostras
Pista Arena Verde foi alçada a classe C1 e garante a maior pontuação para os atletas
Já está quase tudo pronto para a etapa Rio das Ostras da Taça Brasil de Mountain Bike, que começa neste sábado, dia 3, na Pista Arena Verde, montada no Tayra Ecoparque, em Mar do Norte, e elevada à classe C1 pela Confederação Brasileira de Ciclismo.
A Classe C1 é o maior grau que um organizador pode conseguir , fazendo com que a prova passe a ter a pontuação máxima para os atletas que estejam pleiteando uma vaga para as Olimpíadas do Rio 2016.
Projetada pelo atleta Marcio Gripp, a pista é ecologicamente correta, com um trajeto diferenciado, com obstáculos específicos que vão testar o nível técnico dos atletas na prova, além de rotas de acesso para resgate e pontos estratégicos para Postos de Controle da organização. Seu percurso terá 5.125 metros e contará com dois pontos de apoio, sendo um ponto de água e outro de água e mecânica.
Já estão confirmados grandes nomes do ciclismo nacional, além de 14 atletas estrangeiros, da Itália e do México. “A participação de equipes de fora do país mostra que o trabalho que estamos desenvolvendo está no caminho certo. Outra vantagem desta etapa é que ela pode garantir uma boa colocação de largada para o evento teste para as Olimpíadas do Rio, que será realizada em outubro”, explicou Eduardo Almeida, diretor da Federação Carioca de Ciclismo.
A Taça Brasil é um projeto da Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC, organizada pela Federação Carioca de Ciclismo – Fecierj, com apoio da Prefeitura de Rio das Ostras.
CIDADE BIKE – A Taça Brasil de Mountain Bike integra o projeto Rio das Ostras Cidade Bike, cujo objetivo é estimular o ciclismo como prática, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população, além de promover a sustentabilidade e a mobilidade urbana. O projeto visa também incluir Rio das Ostras como zona de aclimatação olímpica para delegações estrangeiras para os Jogos do Rio 2016.
A pista Mar do Norte é a única homologada no Brasil para ser zona de aclimatação para as delegações estrangeiras que disputarão as Olimpíadas Rio 2016. A Secretaria de Esporte e Lazer do Município encaminhou a documentação (mapa da pista) ao Comitê Olímpico Brasileiro – COB e se comprometeu a ceder a estrutura necessária para os competidores. A proposta está sendo analisada pela entidade esportiva.
FONTE:
Departamento de Jornalismo