Secretaria do Ambiente realiza mutirão de limpeza na Lagoa de Iriry, em Rio das Ostras
Iniciativa contou com a participação de voluntários e quiosqueiros do entorno da Lagoa
Técnicos da Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras começaram nesta terça, dia 22, mutirão de limpeza na Lagoa de Iriry, que deverá durar três dias.
A iniciativa, que contou com a participação de voluntários e quiosqueiros do entorno, tem por objetivo retirar a vegetação que ocupa a Lagoa, por um fenômeno natural.
Nos últimos dias, em função das chuvas e de mudanças climáticas, houve a proliferação de plantas conhecidas como “alface de lagoa”, que são erroneamente confundidas com gigogas. Contudo, ao contrário desta vegetação, elas são benéficas para as espécies aquáticas da região porque, segundo especialistas em Educação Ambiental, acabam funcionando como filtro de água na Lagoa de Iriry.
Na operação, funcionários da Secretaria do Ambiente da Prefeitura estão retirando a vegetação da Lagoa com a ajuda de tratores e ferramentas de jardinagem.
“A seca verificada nos últimos meses provocou o acúmulo de folhas e microrganismos nas margens da Lagoa de Iriry. Com as chuvas dos últimos dias, este material em decomposição foi carregado para dentro da Lagoa, aumentando automaticamente o nível de nitrogênio da água, o que fez com que estas plantas se multiplicassem rapidamente”, explica o Secretário do Ambiente, Nivaldo Talon.
Ainda de acordo com o Secretário, a rede de contenção das macrófitas (plantas) que os quiosqueiros colocaram na Lagoa, justamente para conter o crescimento de vegetação, foi rompida nos últimos dias. “Nossos técnicos ajudaram a colocar esta rede para conter o crescimento das plantas, mas infelizmente ela foi cortada, o que agravou a situação”, completa.
O quiosqueiro Márcio Miranda Simões, que trabalha na Lagoa de Iriry há cerca de vinte anos, participou do mutirão ao lado de colegas da localidade. “Precisamos da Lagoa para manter os negócios abertos e sustentar nossas famílias. Cortaram a rede de contenção que ajudava a prevenir o crescimento da vegetação e agora precisamos nos unir para retirar estas plantas da água”, ressalta.
Os turistas também elogiaram o mutirão realizado pela Prefeitura. Márcia Valéria Conceição da Silva, que veio à Lagoa de Iriry acompanhada pela filha e netos, acredita que a operação da Secretaria do Ambiente irá melhorar as condições de banho do local. “Sou de São Gonçalo e trouxe minha família para aproveitar a cidade. Teremos mais turistas se as plantas forem retiradas, com certeza”, destaca.
“Daqui a pouco estaremos na alta temporada, com muito movimento nos pontos turísticos de Rio das Ostras. A Lagoa de Iriry fica lotada no Verão, com famílias inteiras aproveitando o banho”, acrescenta Argentino Silva dos Santos, que frequenta o local há anos, ao lado de familiares e amigos.
BALNEABILIDADE – De acordo com boletim divulgado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) no último dia 25, a Lagoa de Iriry está própria para banho.
Todas as coletas realizadas ao longo do ano demonstram que a Lagoa está totalmente liberada.
Departamento de Jornalismo