Rio das Ostras promove segunda fase da vacinação contra HPV a partir do dia 1º
Meninas receberam primeira dose em março. Quem ainda não se imunizou também poderá receber vacina
A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras começa, no próximo dia 1º de setembro, a vacinação da segunda dose contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), vírus que pode causar o câncer de colo de útero.
Repetindo a estratégia bem-sucedida do início da campanha, as equipes vão até as escolas públicas e particulares imunizar as meninas. Devem receber a vacina meninas de 9 a 13 anos. Quem ainda não tomou a primeira dose poderá recebe-la agora em setembro. Para isso é necessário levar a autorização dos pais.
A campanha, que está alinhada ao Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, visa proteger as meninas contra os subtipos HPV 16 e 18 da doença, responsáveis por cerca de 70% dos casos desse tipo de câncer no mundo, e reduzir o risco do desenvolvimento da doença, que hoje é a segunda maior causa de morte por câncer entre as mulheres.
Na primeira fase da vacinação neste ano, 2.398 meninas foram imunizadas contra o vírus em Rio das Ostras. Todas as escolas, públicas e privadas do Município, que têm alunas na faixa-etária da campanha, estão sendo contempladas, num total de 37 unidades de ensino.
Seguindo a estratégia do Ministério da Saúde, esta dose é aplicada 6 meses após a primeira. As meninas vão receber ainda uma terceira dose, cinco anos depois da fase inicial.
DOSES – É importante destacar que as meninas que não tomaram a dose inicial, em março, devem se vacinar agora, nesta segunda fase da campanha. Para receber a primeira dose da vacina é necessário apresentar um termo de autorização assinado pelos pais. Os termos estão disponíveis na direção das escolas. As meninas que receberam a primeira dose, mas já completaram 14 anos, ainda assim devem tomar as doses seguintes.
O cronograma de vacinação será divulgado em breve.
Secretaria de Comunicação Social