Prefeitura de Rio das Ostras e Fiperj se unem para fortalecer atividade pesqueira
Além de levantamento de informações sobre pesca, parceria rende curso de beneficiamento de pescado no próximo mês
A Prefeitura de Rio das Ostras vem estreitando sua parceria com a Fiperj – a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro com objetivo de fortalecer a pesca no Município.
Além do levantamento de informações sobre a atividade na cidade, em agosto, será promovido um curso de beneficiamento de pescado para os trabalhadores do setor e suas famílias. A proposta é qualificar a mão de obra e diversificar a comercialização, gerando renda aos pescadores. O anúncio foi feito na terça-feira, 21, pelo presidente da Fiperj, Essiomar Gomes, e o diretor de Pesquisa e produção Augusto da Costa Pereira, em reunião com o prefeito Sabino.
O Curso de Beneficiamento Artesanal do Pescado vai agregar valor ao produto do trabalho dos pescadores. As aulas acontecerão nas dependências da Padaria Escola, em Nova Cidade, entre os dias 17, 18 e 19 de agosto, em horário integral. Inicialmente, serão oferecidas 20 vagas. Os interessados podem fazer inscrição na Secretaria do Ambiente.
A Fiperj já vem desenvolvendo no Município como levantamento do perfil pescador, cooperação técnica para implantação da piscicultura na zona rural de Cantagalo e incentivando o cultivo do peixe ornamental, que é uma atividade que vem crescendo.
MERCADO- O prefeito Sabino solicitou ao presidente da Fiperj Essiomar Gomes, apoio para construir no Município o Mercado de Peixe, proporcionando ao pescador um espaço adequado para vender seus produtos. Essiomar parabenizou a iniciativa do prefeito Sabino, reconhecendo a importância da atividade pesqueira, estreitamente ligada à história da cidade.
PESCA ORNAMENTAL- A implantação da criação do peixe ornamental é mais uma alternativa de comercialização e geração de renda para os pescadores do Município. O projeto de incentivo está sendo concluído pela equipe técnica da Prefeitura e será encaminhado ao Ministério da Pesca, para aprovação.
SAÚDE – Rio das Ostras é referência no Estado também no atendimento de saúde aos pescadores. O Projeto Saúde do Pescador serve de modelo para as cidades fluminense e para o País. Promovido pela Secretaria de Saúde, com apoio da Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca, o projeto oferece atendimento em turno diferenciado promovendo consultas de saúde, acompanhamento de exames e vacinação.
A iniciativa foi apresentada no Seminário “Saúde do Pescador e da Pescadora”, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde, neste mês, que reuniu colônias de vários municípios.
REUNIÃO- Participaram da reunião, o prefeito Sabino, o assistente da Secretaria do Ambiente, Ronaldo Paes Lemes, o presidente da Fiperj Essiomar Gomes, o diretor de Pesquisa e produção Augusto da Costa Pereira, a bióloga Ligia Bernadochi e o subsecretário de Nova Friburgo, Wilson Tavares.
—
Departamento de Jornalismo