Encontro entre idosos e profissionais de transporte contribui para humanizar serviço
Iniciativa foi proposta durante Conferência do Idoso, que destacou importância da garantia da gratuidade e outros direitos
Nesta terça, 7, a Prefeitura e a empresa de ônibus que atua no Município promoveram um encontro entre os idosos do projeto Feliz Idade, da Secretaria de Bem-Estar Social, e os trabalhadores do Transporte Público.
O objetivo foi sensibilizar os profissionais de transporte para as necessidades e direitos dos passageiros idosos, como a garantia da gratuidade, e estreitar a relação entre os usuários dos ônibus e os motoristas e trocadores. A proposta foi levantada durante a I Conferência Municipal do Idoso, realizada no mês passado.
O grupo foi recebido pelos funcionários da companhia de transporte para um café da manhã. No encontro, os motoristas receberam o Estatuto do Idoso e entregaram rosas aos idosos. Os integrantes do Feliz Idade também conheceram as instalações da empresa.
“Deve haver uma maior sensibilidade dos profissionais do transporte público, de forma que seja garantida, entre outros direitos dos idosos, a gratuidade nos ônibus. Atualmente, o Projeto Feliz Idade conta com cerca de 2 mil assistidos, que precisam do transporte público para ter acesso às atividades e serviços oferecidos pela Prefeitura”, lembrou a secretária de Bem-Estar social, Rose Santos.
VISITA- Após uma reunião entre a secretária Rose Santos e o diretor da empresa de ônibus, Carlos Rocha, ficou estabelecido um contato permanente entre os integrantes dos projetos sociais da Prefeitura, como pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, para aprimorar o serviço de transporte, de acordo com a necessidade dos diferentes públicos.
Nesta terça, cerca de 40 idosos visitaram as instalações da empresa, quando tiveram a oportunidade de conhecer melhor os serviços oferecidos e a estrutura da companhia.
A equipe da empresa mostrou aos idosos como funcionam os sistemas instalados nos ônibus, como o de acessibilidade para cadeirantes e o circuito de segurança, que tem coibido os assaltos. “É muito importante ouvir os idosos e buscar esta interação para humanizar, de forma permanente, o serviço de transporte. Nossos funcionários recebem treinamento periódico para melhorar o atendimento à população e respeitar a Lei da Gratuidade”, disse o diretor da companhia.
O motorista Luciano Santos Silva reconheceu a relevância do encontro. “Depois desta reunião, nós motoristas teremos um olhar mais humanizado sobre os idosos e ainda seremos agentes multiplicadores deste aprendizado”.
ATENDIMENTO – A empresa orienta os usuários que tiveram seus direitos desrespeitados ou que desejam reclamar quanto ao atendimento que anotem o número do veículo e registrem sua queixa junto à companhia, por meio do telefone (22) 2771-4415.
FONTE:
Departamento de Jornalismo