Próxima sessão do Fã Cine exibe “Tempos Modernos”, de Chaplin
Todos os sábados, projeto exibe filmes em sessões gratuitas
Quem gosta de assistir filmes antigos tem sempre oportunidade de prestigiar clássicos do cinema.
O projeto Fã Cine, promovido pela Fundação Rio das Ostras de Cultura, apresenta todos os sábados longas que marcaram a história da telona e até dia 18 de julho vai homenagear um dos mais célebres nomes do cinema, Charles Chaplin. “Tempos Modernos” será apresentado neste sábado, 27, a partir das 19h, na sala de exibição da sede da Fundação. A entrada é franca.
TEMPOS MODERNOS – Um operário de uma linha de montagem, que testou uma “máquina revolucionária” para evitar a hora do almoço, é levado à loucura pela “monotonia frenética” do seu trabalho. Após um longo período em um sanatório, o operário fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado. Ele deixa o hospital para começar sua nova vida, porém encontra uma crise generalizada e equivocadamente é preso como um agitador comunista, que liderava uma marcha de operários em protesto.
Simultaneamente uma jovem rouba comida para salvar suas irmãs famintas, que ainda são bem garotas. Elas não têm mãe e o pai delas está desempregado, mas o pior ainda está por vir, pois ele é morto em um conflito. O governo vai cuidar das órfãs, mas enquanto as menores são levadas, a jovem consegue escapar.
“Tempos Modernos” seria o primeiro filme de Charles Chaplin que utilizaria inteiramente um sistema de som. Entretanto, no filme apenas pode-se ouvir ruídos quando vozes são ditas por avisos de máquinas. Esta mudança foi feita pelo próprio cineasta para tornar o som um símbolo da tecnologia e da desumanização no filme. Todas as canções do filme foram compostas por Chaplin.
PRÓXIMAS EDIÇÕES – Nos próximos sábados serão exibidos mais dois longas de Charles Chaplin, “O Garoto” (4/7) e “O Grande Ditador” (18/7). No dia 11, excepcionalmente, não haverá sessão.
SERVIÇO
Fã Cine – “Tempos Modernos”
Dia: Sábado, 27/06
Horário: 19h
Local: Sala de Cinema
Fundação Rio das Ostras de Cultura
Avenida Cristóvão Barcelos, nº 109 – Centro
Entrada franca
FONTE:
Departamento de Jornalismo