Agricultores de Rio das Ostras se habilitam a vender sua produção para o poder público
A Prefeitura de Rio das Ostras e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária- Incra entregam nesta quarta-feira, 27, às 10h, a produtores rurais, documento que os autoriza a comercializar seus produtos junto ao poder público, como por exemplo, para uso na merenda escolar.
A entrega oficial das DAPs – Declarações de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) aos pequenos produtores da localidade acontece no Galpão do Sindicato dos Produtores Rurais de Cantagalo.
“Esse é um grande ganho ao trabalhador rural que vive da sua propriedade. Agora ele tem um comprador para parte da sua produção”, destacou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Osório Francisco Lopes.
Serão beneficiados diretamente 23 assentados de Cantagalo que agora conquistaram o direito de comercializar seus produtos por meio do Pronaf. A legislação federal assegura que no mínimo 30% dos recursos financeiros repassados pelo FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação devam ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural.
Contemplada pela emissão do documento, a produtora Clélia Lúcia de Mello agora terá mais facilidade em comercializar seus produtos. Entre os assentados que mantiveram seus lotes conforme as regras do Incra, ela produz feijão, milho, abóbora e mandioca, entre tantas outras culturas. Para a produtora rural, uma segurança de que terá a possibilidade de ver o que ela produz no cardápio diário dos alunos das escolas do Município.
“Após diversas reuniões com o Incra, obtivemos essa conquista para os assentados de nosso município. Outra boa notícia é que ficou acertado que o Instituto deve emitir em breve documentos definitivos de regularização dos imóveis já construídos pela Prefeitura para atender à localidade de Cantagalo, como escolas, postos de saúde e o galpão que começou a ser construído onde tradicionalmente acontece a Festa do Produtor Rural”, disse Nivaldo Talon, Secretário Municipal do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca.
O administrador do Incra em Cantagalo, Celso Souza Silva, também relatou que nos próximos dias vai se reunir com 84 famílias assentadas no local para avaliar a situação. Atualmente, o Incra tem cadastrado em Cantagalo 184 lotes, sendo que 78 famílias, ou seja 45% desse grupo, vivem exclusivamente da atividade rural.
Confira a lista dos contemplados
1- Waldemir Alves Barcelos
2- Oswaldo de Souza Santiago
3- Alfredo Alves Gomes
4- José Araújo Barbosa
5- Waldir Many Leonel
6- Aldemar Coelho Rodrigues
7- Zineia Rodrigues da Câmara
8- Marilene Mangueira da Silva
9- Clélia Lúcia de Melo
10- Emilce da Gloria Rosa Silva
11- Nelci Rosa da Silva Chagas
12- Damiana Soares da Silva
13- Luzia Henriques de Azevedo
14- Carlos Barbosa Mota
15- Francisco de Assis Rocha
16- Emilse Ribeiro de Mendonça
17- Emilce Sardinha Alvarenga
18- Enoque Paulino da Silva
19- Eliane Almeida de Souza
20- Jocecildo Dias da silva
21- Carlos Manoel Manhães
22- Ozório Francisco Lopes
23- Nelza Flores dos Santos
—
Departamento de Jornalismo