Conferência Municipal de Educação reúne cerca de 700 pessoas em Rio das Ostras
Grupos de trabalho definiram 31 metas para o Plano Municipal de Educação
Discutir os rumos da educação em Rio das Ostras para os próximos 10 anos. Com este objetivo, cerca de 700 pessoas se reuniram durante a 10ª Conferência Municipal de Educação, realizada nos dia 22 e 23 de maio, no Colégio Municipal Professora América Abdalla.
O debate girou em torno de nove eixos temáticos, que resultaram na definição de 31 metas para o Plano Municipal de Educação, que deve nortear as ações no setor até 2025. Após a redação final, o Plano será encaminhado à Câmara Municipal para aprovação.
Presente na abertura da Conferência, na sexta, dia 22, o prefeito Sabino falou da sua expectativa de que o Plano Municipal de Educação tenha um enfoque humanitário. “Acredito que a Educação deve aproximar pessoas, transmitir valores e as fazer livres, também dos preconceitos. Tenho uma grande admiração por vocês, professores, que estão todos os dias nas salas de aula. Aliás, acredito que a maior missão da sociedade está entregue nas mãos dos educadores”, enfatizou.
A secretária de Educação, Andrea Machado, lembrou a importância da 10ª Conferência como espaço para debater as metas do setor para os próximos 10 anos. “Buscamos uma educação de qualidade para Rio das Ostras e para o nosso país. Com a elaboração do Plano procuramos suplantar a ideia de que a educação deve ser apenas imediatista”, afirmou Andrea, que apresentou um panorama histórico dos planos municipais.
O vereador Eloi Dutra, presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, o Procurador Geral, Eduardo Pacheco de Castro, e secretários municipais também participaram da abertura da 10ª Conferência Municipal de Educação. Pela primeira vez a conferência foi realizada pelo Fórum Municipal de Educação de Rio das Ostras (FMERO), instituído pelo decreto nº 0803, de 2013.
PLANO MUNICIPAL – O texto-base do Plano Municipal de Educação foi encaminhado aos interessados com antecedência. De acordo com o diretor da Casa de Educação e vice-coordenador da FMERO, Mauricio Henriques, a ação contribuiu para que as propostas apresentadas fossem mais amadurecidas.
“Os participantes tiveram a oportunidade de pesquisar e trazer propostas modernas, mais elaboradas. A definição de 31 metas nos impõe desafios muito grandes, como a educação integral, o investimento na formação e valorização de professores e a educação especial”, explicou Mauricio.
Já a diretora do Departamento de Articulação Educacional, Andrea Rezende, comemorou a grande participação de professores interessados em discutir o futuro da educação no Município. Além de reunir a comunidade educacional, a conferência também contou com representantes do poder público e da comunidade e também com entidades que atuam na área.
No sábado, foram discutidos os seguintes eixos temáticos, inseridos no Plano Municipal de Educação: Ensino Superior; Ensino à Distância; Educação de Jovens e Adultos; Valorização do Magistério e Formação Profissional; Gestão e Financiamento; Educação Infantil; Ensino Médio; Educação Especial; Ensino Fundamental.
FONTE:
Departamento de Jornalismo