Oficina orienta educadores de Rio das Ostras sobre primeiros socorros
Objetivo é oferecer aos participantes conhecimentos necessários aos cuidados básicos pré-hospitalares em situações de acidentes
Educadores de Rio das Ostras estão sendo orientados sobre como agir em caso de acidentes nas escolas por meio da oficina “Ações Simples que Salvam Vidas: Primeiros Socorros em Unidades Escolares”. Essas oficinas começaram em 2014 e, já naquele ano, contaram com 150 participantes.
O curso de primeiros-socorros, que tem duração de três horas, é uma parceria das secretarias de Saúde e de Educação, por intermédio do Programa Saúde na Escola e da Equipe de Resgate do Munícipio.
Oferecer aos participantes conhecimentos necessários aos cuidados básicos pré-hospitalares em situações de acidentes é o objetivo da oficina. Dessa forma podem ser evitadas complicações decorrentes de procedimentos inadequados e garantida a melhor evolução e prognóstico da vítima.
Além de educadores, participam das oficinas também integrantes das equipes de limpeza das escolas e alunos com perfil de multiplicadores de informação. Uma dessas oficinas aconteceu na quarta-feira, dia 20, na Casa da Educação.
PROGRAMAÇÃO – Já estão agendadas oficinas para os dias 11 e 18 de junho, no Colégio Municipal Professora América Abdalla; 19 de agosto, na Casa da Educação; 7 e 21 de outubro no Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (Imero).
A oficina aborda os seguintes temas: avaliação inicial da vitima e cena; obstrução de vias aéreas por corpo estranho (engasgo); parada respiratória e cardiorrespiratória; convulsão/desmaio; sangramento nasal; febre; traumas músculo esqueléticos e odontológicos; ferimentos mais comuns; queimaduras e choque.
O curso é ministrado pelo enfermeiro Marcos Paraguassu Duarte Canelas, especialista em Enfermagem do Trabalho, e equipe de Resgate de Rio das Ostras.
FONTE:
Departamento de Jornalismo