Especialistas da Coppe/UFRJ estudam solução para avanço do mar em Rio das Ostras
A Prefeitura de Rio das Ostras vem se reunindo com o Departamento de Estradas de Rodagem – DER em busca de soluções para conter o avanço do mar na Orla da Tartaruga.
Como parte dos estudos, especialistas da Coppe/UFRJ estão no Município, fazendo levantamento topográfico e sondagem da área. Essa avaliação vai contribuir para conclusão de um projeto para fazer frente ao fenômeno, que atinge boa parte do litoral fluminense.
A Administração Pública se preocupa com a situação da Orla da Tartaruga e há anos vem buscando soluções. A Prefeitura chegou a construir um muro de contenção, em 2004. Dada a complexidade de uma solução de médio e longo prazos, o Município está trabalhando em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro para minimizar os danos causados pela erosão e propor ações emergenciais.
“A equipe de engenheiros e técnicos do Município, recentemente, elaborou um projeto para enfrentar o avanço acelerado do mar e apresentou ao DER, relatando a necessidade de uma obra emergencial”, destacou o prefeito Alcebíades Sabino.
Nos últimos cinco meses, o movimento do oceano já provocou a destruição de boa parte do calçadão. A Defesa Civil Municipal já interditou um trecho da ciclovia e um quiosque. A erosão agora ameaça as adutoras da Cedae que levam água para a parte sul da cidade e a estrutura da Rodovia Amaral Peixoto, gerida pelo Estado.
FONTE:
Departamento de Jornalismo