Fundação Getúlio Vargas aponta desafios para o turismo de Rio das Ostras
Demanda faz parte da elaboração do Plano de Desenvolvimento Turístico do município
Depois de extensas pesquisas junto ao turista, a Prefeitura de Rio das Ostras e a Fundação Getúlio Vargas começaram o processo de consolidação do Plano de Desenvolvimento Turístico do município.
Na última quarta, 29, técnicos da FGV desenvolveram o Seminário de Consolidação onde mostraram os resultados das entrevistas, apontando os cinco desafios diagnosticados e que nortearão as estratégias de ação neste setor nos próximos anos.
Os desafios levantados foram “Aprimorar o monitoramento e a governança do turismo”, “Criar imagem e posicionamento de Rio das Ostras como destino turístico”, “Melhor a taxa de ocupação na baixa temporada”, “Atrair novos empreendedores para a cidade” e “Gerar emprego e renda com a atividade turística”.
Em seguida, foi entregue aos participantes uma planilha com propostas de ações concretas para superação dos desafios. A Secretaria de Turismo junto com outras entidades diretamente e indiretamente ligadas ao setor vão colaborar com novas sugestões de ações a serem entregues até o próximo dia 11.
Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carla Ennes, trabalhar com base em dados é fundamental para uma gestão eficiente.
“Firmamos uma parceria com a FGV, uma das mais importantes instituições do Brasil, que desenvolve um competente trabalho junto ao Ministério do Turismo, e já vinha nos apoiando desde o início desta gestão nas pesquisas de demanda. Agora teremos um Plano de Desenvolvimento que norteará a implantação de politicas públicas, não só para o turismo, mas para a cidade como um todo”.
Estiveram presentes também representantes do Convention Bureau Rio das Ostras, SindOstras, Anda Brasil e Secretaria de Planejamento.
FONTE:
Departamento de Jornalismo