Travessia Ilha 30 Réis reuniu mais de 300 nadadores em Rio das Ostras
19a edição da prova, realizada no domingo, foi marcada por forte presença das crianças, mostrando os resultados positivos dos projetos do Município
O mar agitado deu mais emoção à XIX Travessia Ilha 30 Réis, realizada neste domingo, dia 26, na Praia do Bosque, em Rio das Ostras.
Mais de 300 atletas competiram nas diferentes provas, que consagraram o Projeto Natação do Mar, da Prefeitura, como o campeão do ranking geral. A competição é promovida pela Faberj – Águas Abertas e Esportes no Rio de Janeiro, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. A Travessia faz parte do 18º Circuito Estadual em Águas Abertas.
O destaque desta edição foi a grande participação das crianças. A Travessinha, percurso de 100 metros, para atletas de 7 a 10 anos, contou com 50 inscritos. A expressiva presença dos pequenos mostra a importância dos projetos da Prefeitura na formação de novos nadadores.
Laura de Araújo, de 10 anos, há dois pratica a natação na praia pelo projeto do Município. A pequena já enfrenta os 800 metros da mini-travessia e quando perguntada sobre o desafio, responde como veterana: “Estou acostumada; já participei de várias competições”, diz Laura.
“Estamos há mais de 10 anos desenvolvendo projetos de Natação no Mar, incentivando não só as crianças, como adolescentes, adultos e idosos a nadar, buscando uma prática saudável e prazerosa. Há famílias inteiras que hoje nadam juntas porque percebem o quanto é seguro e maravilhoso esse esporte”, opina Izabel Thomas, coordenadora do Projeto Natação no Mar, da Secretaria de Esporte e Lazer e grande entusiasta da natação.
TRAVESSIA – Na prova principal, os atletas largaram da Boca da Barra e nadaram até a Praia do Bosque, num percurso de 3,5 quilômetros. Maxwell Coutinho sagrou-se campeão, seguido de Vinícius Tavares e Wallace Cardoso.
“O mar estava muito ‘mexido’. Nesses casos, ganha quem consegue manter o equilíbrio psicológico”, explica o vencedor Maxwell Coutinho, que compete pelo Flamengo. Ele elogia o apoio que o Município de Rio das Ostras dá à natação e aos esportes em geral. “Rio das Ostras deve servir de exemplo a todas as cidades da Região dos Lagos, por seu incentivo aos atletas e ao esporte”, afirma.
No feminino, a atleta de Rio das Ostras Larissa Emerich venceu mais uma edição da Travessia Ilha 30 Réis, seguida de Diana Negrão e Juliana Silva. Morando e treinando na cidade há 10 anos, Larissa é a terceira colocada no ranking brasileiro na categoria Junior ( de 16 a 19 anos) e uma especialista em provas de longa distância.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social