Rio das Ostras amplia sistema de monitoramento de chuvas
Instalação da décima estação pluviométrica aumenta precisão e ajuda a evitar tragédias
Rio das Ostras conta com um preciso sistema de monitoramento das chuvas, possibilitando maior eficiência na emissão de alertas de desastres para a população e repostas mais rápidas dos órgãos responsáveis pelo atendimento de emergência.
Nesta terça-feira, dia 17, foi instalada no CRAS Sul – Centro de Referência e Assistência Social Sul – a décima estação pluviométrica do Município, fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Rio das Ostras, a Secretaria Estadual de Defesa Civil e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden, do Governo Federal.
Os dados passarão a ser contabilizados e armazenados pela Defesa Civil Municipal, permitindo que a Administração Municipal planeje medidas preventivas mais eficazes.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Jorge Mazzo, em Rio das Ostras há localidades que exigem maior atenção no período de chuvas, como Âncora, São Cristóvão, Extensão Serramar e Rocha Leão. “As estações meteorológicas recolherão dados para análise do tempo e contribuirão para que possamos traçar uma análise mais completa e detalhada”, explica.
As dez unidades estão distribuídas na sede da Defesa Civil Municipal (Praia da Tartaruga), no Depósito da Guarda Municipal (Jardim Campomar), no Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras – Cedro (Nova Esperança), no Parque Municipal (Mar do Norte), na Reserva Biológica União (Rocha Leão), no Centro Esportivo Chico Leite (Village), no Departamento de Agricultura e Pecuária – Deap (Cantagalo), no Centro de Referência de Assistência Social – Cras Sul (Cidade Praiana), no Parque da Cidade (Nova Cidade), e na sede da Prefeitura (Loteamento Atlântica).
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo