Rio das Ostras promove capacitação para implantação do Sistema Municipal de Cultura
 Encontro reuniu cerca de 100 pessoas, no sábado, 7, na Câmara Municipal
Encontro reuniu cerca de 100 pessoas, no sábado, 7, na Câmara Municipal
Artistas, produtores e agentes culturais de Rio das Ostras se reuniram neste sábado, 7, para participar do curso de capacitação para a implantação do Sistema Municipal de Cultura.
Cerca de 100 pessoas acompanharam as palestras de gestores municipais, professores e profissionais de cultura. O objetivo é qualificar os interessados em participar do Conselho Municipal de Cultura, com representantes do Governo e da Sociedade Civil.
Para o presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cosme dos Santos, a capacitação terá um impacto positivo na elaboração do Sistema Municipal.
“Além de prevista, a participação da sociedade é fundamental para que tenhamos um sistema de cultura que represente a nossa gente. É importante que todos estejam preparados para representar os artistas e quem faz cultura em Rio das Ostras, pois assim, poderemos elaborar um plano de qualidade, que definirá o que será feito na área nos próximos anos”, disse.
O curso foi ministrado pelo professor adjunto do Curso de Produção Cultural da UFF, Ernani Saraiva. Ele destacou entre os objetivos promover e proteger a diversidade cultural, além de democratizar o acesso à cultura.
“É um momento único, pois estamos ajudando a construir a história cultural do Município, participando desta semeadura, que outras gerações poderão usufruir. Os desafios são muitos. A capacitação continuada pressupõe competência. Queremos ser uma referência na elaboração do Sistema, para ser copiado por outros municípios”, observou o professor.
Além do curso, foi feita uma síntese sobre a 1ª Conferência Municipal de Cultura, realizada em 2013. Para a cantora e produtora cultural, Renata Cabral, a própria realização do evento já é um exemplo positivo do processo democrático para a elaboração do Sistema.
“Temos aqui, num processo colaborativo, o poder público, representado pela Fundação de Cultura, a sociedade, representada pela classe artística, juntamente com a UFF, que está prevista neste processo de construção conjunta. Nada melhor do que quem trabalha e vive o processo no dia-a-dia para falar sobre as necessidades e apontar caminhos para a difusão da cultura em Rio das Ostras”, relatou.
A Fundação Rio das Ostras de Cultura, em parceria com a UFF e representantes da classe artística, vem organizando encontros e reuniões para um mapeamento da cultura em Rio das Ostras e pretende apresentá-los durante a 2ª Conferência Municipal de Cultura, que será realizada em agosto deste ano.
A elaboração do Sistema Municipal de Cultura é uma das ações definidas no Plano Nacional de Cultura, instituído pela Lei 12.343, de 2 de dezembro de 2010, que tem por finalidade o planejamento e implementação de políticas públicas de longo prazo (até 2020) voltadas à proteção e promoção da diversidade cultural brasileira.
— 
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

 
			 
			 
			 
			 
			