Atletas da Região dos Lagos disputam seletiva para Olimpíadas das Apaes, em Rio das Ostras
Competição Estadual, que acontece em junho, também em Rio das Ostras, vai reunir cerca de 500 atletas
Atletas de Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apaes da Região dos Lagos participaram no sábado, 28, da Seletiva para a Olimpíada Estadual de Apaes do Rio de Janeiro.
A competição, realizada no Centro Esportivo Chico Leite, definiu os 67 atletas que vão representar a Região dos Lagos no torneio, que será realizado em junho, também em Rio das Ostras.
Cerca de 100 atletas das modalidades de futsal, atletismo, arremesso de peso, dardo e salto à distância, das Apaes de Rio das Ostras, Araruama, Casimiro de Abreu, Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Iguaba Grande, Macaé e Rio das Ostras participaram do evento esportivo.
“Muitos desses jovens tiveram sua rotina mudada por meio do esporte, que é a melhor ferramenta de inclusão na sociedade. Eles conseguem ser mais independentes e participar da vida social normalmente”, destacou o professor do Projeto Paraesporte da Secretaria Municipal de Esportes de Rio das Ostras, Fabio Coboski.
Grande parte da equipe de atletas da Apae de Rio das Ostras participa do Projeto de Paraesporte. Segundo Coboski, os resultados estão aparecendo antes do esperado. Os atletas Beatriz da Silva Santos (Atletismo), Déborah Serqueira Brás (Natação em Piscina), Douglas Martenet (travessia) e Jonathan da Silva Paiva (Atletismo), além da equipe de futsal feminino, vão representar Rio das Ostras e o Brasil nos Jogos Mundiais da Special Olympics, que acontece em julho, em Los Angeles.
As vitórias esportivas só não são maiores do que as histórias de superação. Os irmãos Douglas e Cleiton Martinert de Oliveira participaram da prova de natação.
“Para mim é uma grande vitória eles estarem aqui. O médico deles disse que não completariam 12 anos e estão aqui, vencendo barreiras”, destacou a mãe de Douglas e Cleiton.
Outra atleta que é um exemplo de superação é a jovem Emanuelle Dutra Fernandes Souza, 17 anos, que desde os 7 anos de idade pratica esporte. “Sou apaixonada pelo futsal, mas pratico natação e dardo também. Hoje eu tenho mais amigos e sou mais feliz”, disse.
A presidente da Apae Rio das Ostras, Débora Dutra, explica que hoje a instituição atende a cerca de 150 famílias e que a cada ano aumenta a demanda por vaga. “A Apae oferece várias atividades não só para os alunos, mas também para as famílias”, disse.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo