Carnaval de Rua é ponto alto da folia em Rio das Ostras
No segundo dia dos festejos, blocos concentram milhares de foliões nas praias do Centro e Costazul
Os festejos de Momo continuam em Rio das Ostras e o ponto alto da folia é o carnaval de rua, que vem concentrando milhares de foliões nas orlas do Centro e em Costazul. Os responsáveis pela animação são os blocos da cidade, uma tradição do Carnaval da cidade.
Neste domingo, 15, na Orla do Centro, o Bloco da Melhor Idade promoveu, sem dúvida, um dos maiores e mais animados desfiles deste Carnaval. O bloco reúne integrantes dos projetos esportivos da Prefeitura, familiares e amigos.
Em Costazul, a orla ficou lotada. Hoje desfilaram alguns dos mais tradicionais grupos carnavalescos de Rio das Ostras, o Pescoço do Peru e Bloco do Barata, que arrasta multidões há 24 carnavais.
MELHOR IDADE – O Bloco da Melhor Idade “esquentou” a concentração com uma aula de zumba. Assim como os projetos do Município, o grupo é formado por pessoas de todas as idades, unidas pelo esporte, saúde, bem-estar e pela alegria do Carnaval. Os atletas do Projeto de Paraesporte também caíram na folia. O secretário de Esporte e Lazer, Alberto Moreira Jorge, saudou os foliões e lembrou que, tão logo terminem os festejos, é hora de renovar as inscrições nos projetos esportivos. Atualmente, a Prefeitura promove 24 projetos esportivos, atendendo a quase 19 mil pessoas, de crianças a idosos.
IDENTIFICAÇÃO – Durante o Carnaval, a Prefeitura está intensificando a distribuição de pulseiras de identificação para as crianças, já que é comum a garotada se perder dos pais nessa época de folia. São 100 mil pulseiras, que já começaram a ser entregues no início da alta temporada. Na pulseira devem conter os nomes da criança e do responsável e um telefone para contato. As pulserinhas estão sendo entregues nas Orlas do Centro, Bosque, Costazul, além das matinês na Tenda Beira-Rio. A identificação está disponível também nos quiosques e pousadas.
SACOLAS – Para manter limpas as praias e ruas da cidade, equipes da Prefeitura estão distribuindo 60 mil sacolinhas de lixo a moradores e turistas neste Carnaval. As sacolas são feitas de material oxi-biodegradável, que se decompõe mais rapidamente no ambiente que o plástico comum. A distribuição está acontecendo ao longo das orlas do Centro e Costazul. Com a sacolinha, foliões e banhistas vão poder levar seu lixo até a lixeira mais próxima e fazer sua parte para que todos curtam o Carnaval sem sujeira.
PREVENÇÃO – A Prefeitura está distribuindo quase 200 mil preservativos nos pontos de pronto-atendimento, no Centro e em Costazul, e na Tenda Beira-Rio. As equipes da Secretaria de Saúde também estão distribuindo camisinhas durante os desfiles dos blocos nas orlas. Além dos preservativos, os foliões recebem material informativo sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis -DST/Aids e tatuagens provisórias com mensagens de incentivo à prevenção.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social