Rio das Ostras troca experiências para implantação do Plano de Mobilidade Urbana
Representantes do Município participam de reunião em Macaé e visitam Sorocaba, cidade modelo em Mobilidade
A Comissão do Plano de Mobilidade Urbana de Rio das Ostras se reuniu nesta terça-feira, 10, com representantes da Secretaria de Mobilidade de Macaé. O objetivo foi trocar informações, identificar problemas e boas práticas para ampliar o conhecimento das equipes que trabalham na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana dos dois municípios.
A integração dos planos municipais de mobilidade urbana é uma determinação do Plano Nacional de Mobilidade (Lei nº 12.587/2012).
“É fundamental que os planos de mobilidade de Rio das Ostras, Macaé e Casimiro de Abreu se comuniquem, pois as rotas de transportes se integram e o resultado do plano de mobilidade terá um impacto na vida de milhões de pessoas”, explica o secretário de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana, Edson Luiz Pereira.
Entre as medidas discutidas na reunião estão a duplicação da Rodovia Amaral Peixoto, que liga Rio das Ostras e Macaé; a melhoria da integração do transporte público; a conexão dos planos cicloviários e o estabelecimento de contrapartidas do setor privado. Estão previstas mais reuniões com representantes de Rio das Ostras e Casimiro de Abreu.
Para o diretor de Mobilidade Urbana da Secretaria de Rio das Ostras, Eduardo Almeida, o encontro será fundamental para que o Plano de Mobilidade Urbana atenda às expectativas da população das duas cidades.
“Rio das Ostras tem muitos moradores que trabalham em Macaé, da mesma forma que recebe diversos visitantes da cidade vizinha. Portanto, mais do que cumprir a determinação federal, a integração dos planos é uma necessidade real”, destaca.
VISITA TÉCNICA – A Comissão de Rio das Ostras também esteve em Sorocaba, interior de São Paulo, para conhecer o trabalho desenvolvido pelos paulistas. Sorocaba é uma referência nacional em mobilidade urbana e é visitada por representantes de municípios de todo o País. O investimento ao longo de 16 anos em mobilidade tem trazido mudanças positivas nos hábitos da população.
Atualmente, Sorocaba conta com 19 estações de interligação, abrangendo 116 km e oferece 340 bicicletas para fazer a ligação com o transporte público. A cidade paulista, de 640 mil habitantes, tem servido como referência para Rio das Ostras, cuja estimativa é atingir o mesmo número de habitantes em 15 anos.
REUNIÃO – Os dados e as experiências adquiridas pela Comissão serão anexados ao Plano de Mobilidade Urbana e apresentados em reunião com representantes da sociedade civil, no próximo dia 26, às 9h30, no Parque dos Pássaros. Durante o encontro, representantes de grupos de ciclismo, associações de moradores, cooperativas de vans, empresa de transporte público e ONGs terão a oportunidade de apresentar a sua contribuição para a elaboração do Plano.
CONTRIBUIÇÃO – Quem estiver interessado em contribuir com o Plano Municipal de Mobilidade Urbana pode enviar sugestões pelo e-mail cpmmuro@gmail.com.
—
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo