Rio das Ostras se une a cidades da Região para pedir apoio do Estado diante de crise dos royalties
O prefeito Sabino, de Rio das Ostras, participa, no próximo sábado, dia 7, às 10h, no Cine Teatro Rasa, em Búzios, da assinatura do documento que pede apoio aos municípios produtores de petróleo da Bacia de Campos diante da séria crise gerada pela queda no repasse dos royalties. Diante da situação econômica, provocada pela queda de quase 50% no preço do barril de petróleo, as cidades produtoras se uniram para buscar investimentos estaduais e federais e garantir os serviços à população.
Em média, as cidades já registraram uma redução de aproximadamente 20% na arrecadação dos royalties, no pagamento de janeiro referente a outubro de 2014.
Rio das Ostras vem tomando medidas de redução de gastos desde o início da atual gestão. Entre as ações, estão a redução de 24 para 19 o número de secretarias municipais, o corte de 10% no salário dos secretários e cargos comissionados e redução pela metade dos vencimentos do prefeito e do vice. A Administração Municipal também vem renegociando o valor dos contratos com fornecedores.
Sabino destacou que todas essas medidas têm como objetivo manter os serviços públicos funcionando e garantir o pagamento em dia dos servidores, além de evitar cortes de pessoal.
“Eventos também já foram suspensos e só serão mantidos aqueles que possam contribuir para aquecer a principal atividade da cidade, o Turismo, que movimenta a economia e gera empregos”, ressaltou o prefeito.
ENCONTROS – Os prefeitos e representantes dos municípios produtores da Bacia de Campos vêm se reunindo para debater soluções para enfrentar a crise desde o dia 26 de janeiro.
O último encontro aconteceu nesta segunda-feira, dia 2, em Macaé, com a presença do vice-prefeito de Rio das Ostras, Gelson Apicelo, e dos prefeitos de Macaé, Dr. Aluízio; de Carapebus, Amaro Fernandes; de Quissamã, Octávio Carneiro; de Conceição de Macabu, Cláudio Eduardo Barbosa; de Búzios, André Granado; de Cabo Frio, Alair Correa; e de Casimiro de Abreu, Antônio Marcos.
FONTE:
Departamento de Jornalismo