Prefeitura realiza pesquisa para conhecer perfil do turista de Rio das Ostras
Trabalho está sendo realizado com a metodologia da Fundação Getúlio Vargas e ajudará na elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico
A Prefeitura de Rio das Ostras está aplicando, com o apoio técnico da Fundação Getúlio Vargas, uma pesquisa que avalia o perfil do turista, veranista e excursionista que frequentam o município durante o Verão. A partir destes resultados a FGV dará continuidade à elaboração do Plano de Desenvolvimento Turístico que, pelos próximos anos, vai balizar as ações implantadas pelo Município.
Servidores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo foram capacitados pela Fundação e aplicam, até o dia 21, o questionário nas praias de Costazul e Centro, além da Lagoa do Iriry, Praça da Baleia e nas Feiras de Artesanatos.
Fazem parte do questionário perguntas do tipo “Como escolheu Rio das Ostras para passear ?” e “Qual a imagem que ficou sobre Rio das Ostras ?”. O objetivo é identificar o porquê da preferência dos visitantes pela cidade.
A pesquisa também pretende verificar se o turista frequenta a cidade apenas no Verão ou em outras épocas ou grandes eventos, como o Ostrascycle e Rio das Ostras Jazz & Blues Festival.
Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carla Ennes, trabalhar com base em dados é fundamental para uma gestão eficiente.
“Firmamos uma parceria com uma das mais importantes instituições do Brasil, que trabalha para o Ministério do Turismo, e já vinha desenvolvendo ações por meio do Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau. Agora teremos um diagnóstico do turista que frequenta Rio das Ostras, que norteará a implantação de politicas públicas, não só de turismo, mas de várias áreas da Administração”.
FONTE:
Departamento de Jornalismo