Rio das Ostras dá início à construção de novas creches
Parceria com o Governo Federal pode triplicar número de vagas para crianças no Município
Começaram as obras da primeira das cinco creches que serão construídas em Rio das Ostras, por intermédio de convênio da Prefeitura com o Governo Federal. A unidade está sendo erguida no Âncora e a previsão é que seja concluída no segundo semestre de 2015.
As outras unidades serão construídas no Extensão Serramar, Jardim Campomar, Residencial Rio das Ostras, além de outra no Âncora. As creches são destinadas a crianças de 6 meses a 4 anos incompletos. O número de atendidos em cada unidade pode variar de 120 crianças, em regime integral, até 240 crianças, em meio período. Com isso, podem ser abertas até 1200 vagas. Atualmente o Município atende a 615 crianças em suas creches.
Construídas com recursos do Proinfância, Programa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica – Fundeb, cada unidade terá cerca de 1.200 m2, com oito salas de aulas, sala de multimídia e sala de repouso. Todas serão entregues mobiliadas. O projeto foi aprovado pela equipe pedagógica e técnica do Ministério da Educação. Os empreendimentos ainda vão gerar cerca de 100 novos empregos durante o processo de construção.
O prefeito Sabino destacou que esse é mais um passo importante para resolver o problema da carência de vagas em creche em Rio das Ostras. “Devemos proteger nossas crianças e possibilitar aos pais, especialmente às mães, trabalhar com tranquilidade, sabendo que seus filhos estão sendo bem cuidados. Entendemos que quanto mais cedo o acesso à educação a criança tiver, mais cuidado e responsabilidade ela terá com seu município”, concluiu.
De acordo com a secretária de Educação, Andréa Machado, as creches são fundamentais para o desenvolvimento das crianças. “Além da questão pedagógica, essa oferta tem relevância social, pois contribui para formação integral da criança”, afirma a secretária. Atualmente, o Município conta com quatro creches públicas e 17 escolas que contemplam cerca de 3.400 alunos no segmento de Educação Infantil.
FONTE:
Departamento de Jornalismo