Alunos de Rio das Ostras resgatam aprendizado com programa virtual

Primeiro acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem é feito presencialmente nas salas de informática das escolas

A Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Educação, oferece aos alunos concluintes do 90 ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal que não alcançaram as médias para aprovação em até duas disciplinas a possibilidade de recuperar sua aprendizagem de forma  interativa e mais agradável.

Durante o mês de janeiro, com a ajuda de professores tutores, 313 estudantes desta série irão participar do Programa de Progressão Parcial Virtual (ProVirtual), plataforma de aprendizagem, que pode ser acessada de qualquer computador, tablet ou celular com internet. Nesta segunda, dia 12, pais e alunos do 90 ano se reuniram na Escola Municipal Professora América Abdalla, em Nova Esperança, para conhecer o funcionamento desta plataforma e do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). 

A plataforma de aprendizagem disponibiliza os conteúdos das matérias por meio de textos e vídeos. Cada aluno tem um espaço virtual individualizado para receber as aulas e realizar os exercícios avaliativos, corrigidos na hora. Por meio desse canal, os estudantes ainda podem se comunicar com os professores tutores e ter suas dúvidas respondidas. 

O professor de História e desenvolvedor web Daniel Gomes Aguiar, que elaborou o Ambiente Virtual de Aprendizagem, apresentou a plataforma aos pais e estudantes. “De acordo com dados obtidos no ano passado, quanto mais tempo o aluno permanece na plataforma virtual e interage, maior é a nota que conquista na prova presencial”, esclarece o professor, responsável pelo conteúdo de História.

 

PRIMEIRO ACESSO – No encontro também foram apresentados o Modelo Padrão de Aula e o cronograma do primeiro acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Este acesso é realizado presencialmente nas salas de informática das unidades de ensino do Município.

 

“O primeiro acesso presencial é fundamental para o estudante conhecer a plataforma e receber o Manual do Aluno. Da segunda aula em diante, o acesso poderá ser realizado de qualquer local”, explica Daniel.

 

Beatriz Correa de Azevedo, 17 anos, que estuda na Escola Municipal Nilton Balthazar, no Jardim Mariléa, elogiou o conteúdo da plataforma de aprendizagem. “É a primeira vez que acesso às aulas virtuais. Podemos estudar em qualquer lugar, e até utilizando o celular para entrar na plataforma”, destaca.

“Nesta plataforma o aprendizado é mais atraente e rápido. Acabo me dedicando mais do que se estivesse frequentando aulas presenciais de recuperação. Tive a chance de conhecer o Programa no ano passado e sei que funciona. Também economizo na passagem e lanche”, enfatiza David Barreto da Silva, 16 anos, aluno da Escola Municipal Maria da Penha de Oliveira, em Palmital.

A técnica de enfermagem Ana Paula Martins de Souza acredita que o ProVirtual irá ajudar sua filha Ana Karoline, que estuda no Ciep 257, a avançar nos estudos. “O Programa oferece aulas com qualidade e interatividade. Estou bem otimista”, revela.

 

 

RESULTADOS – Os primeiros resultados obtidos pelo Programa são positivos. Em 2014 cerca de 80% dos alunos que participaram do ProVirtual foram aprovados e a taxa de evasão foi de apenas 4%. “Em 2013 esta taxa foi de 30%, o que mostra que estamos no caminho certo”, enfatiza o professo Daniel Aguiar.

 

 

PROFESSORES TUTORES – Os professores tutores desempenham um papel importante e proativo no Programa de Progressão Parcial Virtual (ProVirtual). Além de responder dúvidas, interagem com os alunos quando esses tiverem menos de 50% de acerto nas atividades ou ficarem ausentes do AVA por mais de 15 dias. 

 

— 

Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo
Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.