Rio das Ostras adere à Campanha do Laço Branco
Coordenadora do Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher falou sobre combate à violência contra a mulher
Conscientizar, sensibilizar, envolver e mobilizar a sociedade para combater a violência contra a mulher.
Esse foi o objetivo da palestra da Coordenadora do Nudem/RJ- Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher, a defensora pública Clara Prazeres, nesta sexta-feira, 5, na Casa da Mulher. O evento foi promovido pela Prefeitura de Rio das Ostras, como parte da Campanha do Laço Branco, que busca mobilizar os homens pelo fim de todas as formas de violência contra as mulheres.
A secretária de Bem-Estar Social, Rose Santos, falou da importância de se discutir a situação da mulher na sociedade. A secretária informou que só este ano foram aproximadamente 600 casos atendidos na Casa da Mulher, unidade que oferece apoio psicológico, social e jurídico a mulheres vítimas de violência doméstica. Segundo Rose, esses dados revelam que as mulheres estão mais conscientes e denunciando seus agressores. Elas agoram se sentem mais protegidas e respeitadas, já que passaram a contar com o atendimento especializado na 128a Delegacia de Polícia Civil, com a instalação, este ano, do Nuam- Núcleo de Atendimento à Mulher.
“Precisamos mudar esse resultado e, para isso, é preciso que cada vez mais mulheres denunciem seus agressores. Os homens também precisam se conscientizar que a violência não resolve nenhum problema”, defendeu a secretária.
LAÇO BRANCO – A defensora pública e coordenadora do Nudem/RJ, Clara Prazeres, destacou em sua fala que a situação das mulheres vem mudando graças a rede que vem se unindo em defesa das vítimas. Ela lembrou que a Campanha do Laço Branco começou após uma tragédia em Montreal, em 1989, quando um homem matou 15 mulheres dentro de uma sala de aula. A proteção à mulher tornou-se uma das principais bandeiras defendidas em 55 países, incluindo o Brasil, que em 2007 instituiu a lei que cria o Dia Nacional do Laço Branco.
PRESENÇAS – Estiveram presentes ao evento o representante do departamento Jurídico do Cnec, Felipe Carvalho, a advogada da OAB/Mulher, Heloisa Peixoto, o presidente da OAB Rio das Ostras, Alan Macabu, o delegado da 128 a DP, Diogo Teixeira, a diretora da Casa da Mulher, Andrea Morata, e o subsecretario de Bem-Estar Social, Rosenildo Viana, além de servidores e convidados.
CASA DA MULHER – A Casa da Mulher, Centro de Referência do Município, que presta gratuitamente serviços jurídicos, sociais e psicológicos às mulheres vítimas de violência. Para melhor atender às vítimas, a Casa oferece também cursos profissionalizantes, que qualificam a mulher para inserção no mercado de trabalho e colaboram para sua independência financeira.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social