Oficina ensina alimentação saudável a diabéticos em Rio das Ostras
Atividade foi realizada pelo Dia Mundial do Diabetes
Rio das Ostras mantém um trabalho contínuo de orientação alimentar à população, atuando junto a diferentes grupos. Nesta quinta, dia 13, foi a vez dos pacientes diabéticos participarem da Oficina de Alimentação Saudável, promovida pela Secretaria de Saúde.
A equipe de nutricionistas ensinou um cardápio saboroso e adequado às necessidades dos pacientes. A atividade marca o Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro.
As oficinas são promovidas pela Área Técnica de Alimentação e Nutrição – ATAN, em parceria com o Programa de Hipertensão e Diabetes (HiperDia), e vem beneficiando diferentes grupos de moradores, como obesos, idosos, hipertensos e, desta vez, os pacientes diabéticos.
“Minha vida mudou depois que eu apreendi a me alimentar corretamente. Minhas taxas agora estão equilibradas e com isso minha qualidade de vida melhorou”, destacou Adelina Maria Dutra, 59 anos, que há quase quatro anos participa das atividades desenvolvidas pelo HiperDia.
Além da aula teórica, sobre os tipos de alimentos e como aproveitá-los da melhor forma possível, os integrantes do HiperDia aprenderam a fazer, na prática, um cardápio saudável, sem perda do sabor. O grupo preparou uma salada de lentilha acebolada, com tomate cereja, acompanhada com um filé de peixe com batata doce e arroz integral com cenoura. Para sobremesa, foi elaborada torta crocante de frutas com aveia e castanha.
Adelina explica que uma vez por mês participa das reuniões dos grupos de orientação, onde aprendeu a importância de tomar os medicamentos no horário correto e a importância de tomar pelo menos 3 litros de água por dia. “Essa reeducação vem me ajudando a manter as taxas controladas e até mesmo a reduzir as crises renais”, concluiu.
Terezinha de Jesus Elizário, que tem diabetes há oito anos, destacou que só este ano se integrou ao Programa, após apresentar dormência no pé. Ela buscou a rede Municipal de Saúde agora faz tratamento para o pé diabético.
HIPERDIA – Atualmente, o município atende a 13 mil pacientes no Programa HiperDia. O número de pacientes diabéticos em tratamento no Município aumenta devido ao crescimento populacional, como destacou a coordenadora do programa HiperDia, a enfermeira Alessandra Curty . “Uma vez cadastrados, os pacientes recebem o Cartão do Hiperdia, onde são anotados os valores de pressão arterial, glicemia e exames realizados, para que a pessoa tenha conhecimentos desses aspectos relacionados à saúde”, concluiu.
Departamento de Jornalismo