Ações de Rio das Ostras pela alimentação infantil saudável são temas de evento nacional
Encontros Nacionais de Aleitamento Materno e Alimentação Saudável acontecem em Manaus/AM
A Prefeitura de Rio das Ostras vem concentrando esforços para promover a alimentação saudável dos bebês e das crianças do Município.
Para isso, a Secretaria de Saúde desenvolve ações, algumas pioneiras, em prol dessa causa. Alguns desses projetos foram escolhidos para apresentação em um importante evento da área, os Encontros Nacionais de Aleitamento Materno e de Alimentação Complementar Saudável, que acontecem a partir do dia 24 de novembro, em Manaus, no Amazonas.
Rio das Ostras levará ao encontro experiências exitosas voltadas à alimentação de crianças: as iniciativas do Município durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno em 2014; o piquenique no Parque Municipal, que reúne mães e gestantes para incentivar a amamentação; e a oficina de culinária voltada para crianças com diabetes, que propõe alternativas saudáveis e adequadas a esse público.
Este ano, a Semana de Aleitamento Materno envolveu as unidades básicas de saúde e o Hospital Municipal, integrando mais de 500 pessoas, com forte envolvimento das famílias. A programação incluiu palestras, “Hora do Mamaço”, amamentação ao ar livre, mostra fotográfica, apresentação de música e dança, além da participação de um grupo voluntário de palhaços.
Os piqueniques no Parque da Cidade começaram no fim de 2013, em uma parceria da Secretaria de Saúde e da ONG Grupo Maternando. Os encontros, quinzenais, reúnem mulheres, grávidas ou não, para troca de informações e emoções, promovendo apoio mútuo para enfrentar a delicada fase da gestação e o pós-parto.
A população vem trocando a alimentação natural por comida industrializada e, no caso das crianças com diabetes, esse hábito dificulta o controle da doença. Para oferecer alternativas saudáveis, de forma lúdica, o Município promoveu a primeira “Oficina Culinária para Crianças portadoras de Diabetes”. Os pequenos e seus pais aprenderam a fazer biscoitinhos integrais diet de laranja e castanha do Pará, ricos em fibras e sem açúcar.
TREINAMENTO – Nesta semana, dias 5 e 6 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde está oferecendo uma capacitação para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas e agentes comunitários de saúde sobre aleitamento materno. O objetivo é intensificar o incentivo à amamentação, promovendo um atendimento mais humanizado às mulheres e às famílias, de forma que os recém-nascidos já deixem a maternidade sendo alimentados com leite materno. O curso é ministrado por profissionais do Município que foram capacitados pela Fundação Oswaldo Cruz-Fiocruz.
IBFAN – Os Encontros Nacionais de Aleitamento Materno e de Alimentação Complementar Saudável são promovidos pela International Baby Food Action Network – IBFAN, uma rede internacional em defesa da amamentação, que está presente em 164 países. Os encontros acontecem a cada dois anos e promovem o debate amplo sobre o aleitamento materno e a alimentação complementar apropriada.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social