Festa do Feijão e 2ª Festa do Produtor movimentam Zona Rural de Rio das Ostras

Programação, com apresentações artísticas e culturais, fazendinha com pequenos animais e feirinha do produtor, acontece entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro

 

 

Cantagalo, Zona Rural de Rio das Ostras, comemora a partir desta sexta, dia 31, até domingo, dia 2 de novembro, a tradicional Festa do Feijão, que está em sua 10ª edição, e a 2ª Festa do Produtor Rural. A abertura acontece às 18h, da sexta.

  A programação inclui apresentações artísticas e culturais, concurso de beleza e premiações, entre outras atrações.  A festa acontece ao lado da Praça Valdemar Alves Barcelos.

Como no ano passado, além de shows com atrações locais confirmadas, também haverá uma feirinha do produtor e comercialização de artesanato local produzido em Cantagalo. Outro destaque fica por conta de uma fazendinha com animais de pequeno porte como bezerros, coelhos, galinhas, patos, marrecos, caprinos e ovinos.

 

PREMIAÇÃO – O público visitante também poderá apreciar pratos típicos da culinária local e ajudar na escolha do melhor prato da festa. A premiação acontecerá no domingo durante o evento, que é uma realização da Prefeitura de Rio das Ostras, com apoio da Associação de Produtores Rurais de Rio das Ostras, do Sindicato Rural de Casimiro de Abreu e Rio das Ostras e Emater – RJ.    

Para o secretário do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca, Nivaldo Talon, a festa é uma oportunidade para conhecer a região de Cantagalo, que fica há poucos quilômetros do centro do município. “Quero convidar moradores e visitantes para visitar a nossa Zona Rural. Nossa festa está sendo preparada com muito carinho e tenham certeza de que todos serão muito bem recebidos”, destacou.

 

APOIO AO PLANTIO – Graças ao apoio técnico da Secretaria do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca do Município, os resultados dos produtores locais vêm sendo significativos e acompanham as expectativas de quem vive da terra. Este ano, aproximadamente 80 produtores apostaram no feijão, e conseguiram uma produção estimada de 1.200 quilos por hectare, em média.

Após pesquisas, os técnicos do Deap – Departamento de Agricultura e Pecuária da Prefeitura identificaram que a espécie “Esplendor”, desenvolvida pela Embrapa, apresenta melhor resultado e, portanto, substituiu o feijão Xodó que estava sendo plantado ao longo dos anos. Quanto à variedade Pingo d`Ouro, esta ainda permanece sendo cultivada pelos agricultores de Cantagalo devido a sua boa adaptação na região. 

A Secretaria do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca auxilia os produtores com fornecimento de máquinas para plantio, sementes e adubo, além de beneficiamento dos grãos.

 

PROGRAMAÇÃO:

 

festafeijao (Mobile)Sexta – 31/10

18h – Abertura Oficial e apresentação do Coral Aquarela

19h – Inauguração da Feirinha da Agricultura Familiar

19h30 – Escolha da Rainha da Colheita

22h – Show do cantor Bira Belo

 

Sábado – 01/11

12h – Abertura da Praça de Alimentação

14h – Entrega de troféus aos produtores e doação de mudas

16h – Apresentação da Companhia de Dança Pássaro Azul

19h – Apresentação de Capoeira

20h – Apresentação dos grupos de dança Sementes de Cantagalo

22h – Show do cantor Maicon Night

 

Domingo – 02/11

9h – Domingo Alegre

12h – Show do cantor Tatá Costa

12h – Apresentação do Projeto Humor Educa

13h – Show com Anderson e Emerson

14h – Leilão do Produtor

15h – Entrega de certificado de melhor prato típico

 

 

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.