Festa do Feijão e 2ª Festa do Produtor movimentam Zona Rural de Rio das Ostras
Programação, com apresentações artísticas e culturais, fazendinha com pequenos animais e feirinha do produtor, acontece entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro
Cantagalo, Zona Rural de Rio das Ostras, comemora a partir desta sexta, dia 31, até domingo, dia 2 de novembro, a tradicional Festa do Feijão, que está em sua 10ª edição, e a 2ª Festa do Produtor Rural. A abertura acontece às 18h, da sexta.
A programação inclui apresentações artísticas e culturais, concurso de beleza e premiações, entre outras atrações. A festa acontece ao lado da Praça Valdemar Alves Barcelos.
Como no ano passado, além de shows com atrações locais confirmadas, também haverá uma feirinha do produtor e comercialização de artesanato local produzido em Cantagalo. Outro destaque fica por conta de uma fazendinha com animais de pequeno porte como bezerros, coelhos, galinhas, patos, marrecos, caprinos e ovinos.
PREMIAÇÃO – O público visitante também poderá apreciar pratos típicos da culinária local e ajudar na escolha do melhor prato da festa. A premiação acontecerá no domingo durante o evento, que é uma realização da Prefeitura de Rio das Ostras, com apoio da Associação de Produtores Rurais de Rio das Ostras, do Sindicato Rural de Casimiro de Abreu e Rio das Ostras e Emater – RJ.
Para o secretário do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca, Nivaldo Talon, a festa é uma oportunidade para conhecer a região de Cantagalo, que fica há poucos quilômetros do centro do município. “Quero convidar moradores e visitantes para visitar a nossa Zona Rural. Nossa festa está sendo preparada com muito carinho e tenham certeza de que todos serão muito bem recebidos”, destacou.
APOIO AO PLANTIO – Graças ao apoio técnico da Secretaria do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca do Município, os resultados dos produtores locais vêm sendo significativos e acompanham as expectativas de quem vive da terra. Este ano, aproximadamente 80 produtores apostaram no feijão, e conseguiram uma produção estimada de 1.200 quilos por hectare, em média.
Após pesquisas, os técnicos do Deap – Departamento de Agricultura e Pecuária da Prefeitura identificaram que a espécie “Esplendor”, desenvolvida pela Embrapa, apresenta melhor resultado e, portanto, substituiu o feijão Xodó que estava sendo plantado ao longo dos anos. Quanto à variedade Pingo d`Ouro, esta ainda permanece sendo cultivada pelos agricultores de Cantagalo devido a sua boa adaptação na região.
A Secretaria do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca auxilia os produtores com fornecimento de máquinas para plantio, sementes e adubo, além de beneficiamento dos grãos.
PROGRAMAÇÃO:
Sexta – 31/10
18h – Abertura Oficial e apresentação do Coral Aquarela
19h – Inauguração da Feirinha da Agricultura Familiar
19h30 – Escolha da Rainha da Colheita
22h – Show do cantor Bira Belo
Sábado – 01/11
12h – Abertura da Praça de Alimentação
14h – Entrega de troféus aos produtores e doação de mudas
16h – Apresentação da Companhia de Dança Pássaro Azul
19h – Apresentação de Capoeira
20h – Apresentação dos grupos de dança Sementes de Cantagalo
22h – Show do cantor Maicon Night
Domingo – 02/11
9h – Domingo Alegre
12h – Show do cantor Tatá Costa
12h – Apresentação do Projeto Humor Educa
13h – Show com Anderson e Emerson
14h – Leilão do Produtor
15h – Entrega de certificado de melhor prato típico
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo