Prefeitura e Cedae dão início à operação de rede de água do Âncora
Testes acontecem no próximo dia 24, às 11h. Ampliação leva água tratada a cerca de 20 mil moradores
Rio das Ostras vem trabalhando para ampliar a rede de abastecimento, levando água tratada a um maior número de famílias.
Na próxima semana, entra em operação, em fase de teste, um novo trecho da rede de abastecimento, que vai beneficiar quase 20 mil moradores do Âncora e Village. Na última quinta-feira, 16, o prefeito Sabino e o gerente regional da Cedae, Fernando Arruda, visitaram as obras de interligação da rede ao reservatório da Companhia.
O início da pré-operação do novo trecho será no dia 24, às 11h, em frente ao Centro de Cidadania, no Âncora, com a presença do prefeito, do Secretário Estadual de Obras, José Iran Peixoto Junior, e do presidente da Cedae, Wagner Victer, além de outras autoridades.
A Prefeitura de Rio das Ostras, visando agilizar o andamento das obras de ampliação do sistema, fez uma parceria com o Governo do Estado. O Município mobilizou operários e maquinário para a instalação de 5,5 mil metros de tubulação (da entrada de Costazul até o Praiamar). A Cedae está responsável pelo aumento da capacidade de produção e pelo abastecimento dos imóveis.
O prefeito Sabino destaca que a parceria com o Estado contribui para acelerar a expansão da rede, facilitando o acesso dos munícipes à agua tratada e de qualidade – uma antiga reivindicação dos moradores dessas e de outras localidades.
“Sabemos que ainda há muito a ser feito, já que a cada ano aumenta o número de moradores da cidade e, por consequência, o consumo de água. É preciso levar água de qualidade aos nossos moradores e, ao mesmo tempo, incentivar o consumo consciente desse recurso”, disse Sabino.
Segundo o gerente de área Litorânea Norte da Cedae, Fernando Arruda, a companhia investiu R$ 8 milhões nas melhorias, que vão ampliar a capacidade de produção de 180 litros por segundo para 450 litros por segundo. As obras fazem parte do Programa Água para Todos, do Governo do Estado.
MAIS LOCALIDADES – As equipes vão continuar trabalhando para concluir a segunda etapa das obras, que levará água para Enseada das Gaivotas, Colinas e outras localidades. Dos 2.500 metros de tubos que serão instalados para conclusão da próxima etapa, 2 mil metros já foram assentados pela Prefeitura.
“Com a conclusão dessas duas etapas estamos ampliando nossa área de abastecimento no município e reduzindo um déficit que já se arrasta há anos”, comentou Fernando Arruda.
LIMPEZA – A Cedae chama a atenção dos moradores do Âncora e do Village, atendidos pelo novo trecho, para que, nos primeiros dias após o início do teste de abastecimento, não utilizem a água para consumo. Isso porque esse primeiro volume de água serve para limpar a tubulação.
Nesta etapa, as equipes técnicas também vão acompanhar possíveis problemas que possam surgir.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo