Rio das Ostras dá início à programação do Outubro Rosa e Novembro Azul

Evento na Câmara Municipal incluiu lançamento da Agenda da Gestante e Cartilha da Shantala

 

Nesta quinta, dia 2 de outubro, Rio das Ostras deu início a campanha de prevenção que une homens e mulheres para tratar de saúde. A cidade juntou os movimentos internacionais Outubro Rosa e Novembro Azul e começou uma programação que só termina no dia 19 de novembro, Dia Internacional da Saúde do Homem.

A abertura da campanha aconteceu na Câmara Municipal, com a presença das secretárias de Saúde, Ana Cristina Guerrieri, e de Bem-Estar Social, Rose Santos, do chefe de Gabinete, Aldem Vieira, representando o prefeito Sabino, e servidores municipais.

 

As apresentações foram feitas pela diretora do Departamento de Programas de Saúde, Andrea Viana, e pelos coordenadores do Programa de Saúde da Mulher, Ricardo Mouta, e de Saúde do Homem, Maycon Verdan. Ricardo explicou o objetivo do Município ao unir as duas campanhas, destacando o apoio mútuo entre homens e mulheres para que façam os exames necessários, de acordo com a faixa etária; ainda que as mulheres sejam, em geral, a referência familiar no estímulo aos cuidados com a saúde.

 

Ricardo informou ainda que a cidade avançou bastante na prevenção ao câncer de mama, conseguindo por fim à fila de espera para realização do exame de mamografia; sucesso que ele relaciona às campanhas anteriores do Outubro Rosa. 

 

O foco da campanha, neste ano, centrou-se na prevenção ao câncer de colo do útero, causado pelo HPV (Papiloma Vírus Humano). No homem, o HPV está relacionado ao câncer de pênis, outro mal que a campanha busca prevenir.

 

A mobilização parte do princípio que são as mulheres as maiores incentivadoras de seus companheiros, filhos e amigos para que busquem atendimento de saúde. Maycon Verdan destacou uma triste estatística, que aponta que o homens vivem 7 anos, em média, a menos que as mulheres. Essa realidade está diretamente relacionada ao fato da população masculina não valorizar a saúde preventiva.

 

 

“O homem tem grande dificuldade de buscar atendimento de saúde e, por isso, se afasta da prevenção. Todos que estamos aqui temos a missão de sensibilizar a população, familiares e amigos a buscar os serviços de saúde”, completou a secretária Ana Cristina Guerrieri.

 

Aproveitando que outubro é um marco relacionado à saúde da mulher, o evento ainda lançou a Agenda da Gestante, instrumento importante no acompanhamento Pré-Natal e na educação em saúde, e a Cartilha da Shantala, que traz orientações para mães e futura mamães sobre a massagem oriental para bebês. As oficinas de Shantala, assim com a hidroterapia, são práticas integrativas incluídas no Pré-Natal da Rede Municipal de Saúde de Rio das Ostras.

 

HOMENAGENS – Como nos anos anteriores, pessoas que têm papel importante na área de Saúde em Rio das Ostras são honrados com o posto de madrinha e padrinho das campanhas. Nesta edição, a enfermeira Andreia Pereira, coordenadora da Atenção Básica, e Renato Lessa, coordenador Administrativo da Secretaria de Saúde, foram os escolhidos.

 

CAMPANHA – Neste ano, o trailer da Secretaria de Saúde sairá em caravana, até 19 de novembro, Dia Internacional de Saúde do Homem, percorrendo alguns postos de saúde, realizando o atendimento de homens e mulheres. A equipe vai promover atividades de educação em saúde, teste rápido para sífilis, coleta de exame preventivo, solicitação de exames de mamografia para as mulheres e de PSA (Dosagem do Antígeno Prostático) para os homens. Para a coleta do preventivo é necessário ter o cartão SUS.

 

Aproveitando que 20 de outubro é o Dia de Combate a Sífilis, a Secretaria de Saúde incluiu ações deste tema na programação, que inclui treinamento e a realização de testes rápidos em homens e mulheres, com apoio do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST/Aids.

 

No Dia Internacional de Saúde do Homem haverá uma atividade de orientação e educação em Saúde para os alunos da Companhia de Práticas Pedagógicas do 32º Batalhão da Polícia Militar, às 8h30 e às 14h, e com os idosos do Projeto Feliz Idade, da Secretaria de Bem-Estar Social, no Parque da Cidade.



 



 

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.