Semana do Trânsito em Rio das Ostras é encerrada com Fórum aberto à comunidade
O Fórum Permanente de Educação para o Trânsito, realizado na sexta-feira, 26, na Comunidade Batista Esperança, encerrou 10 dias de debates e ações nas escolas.
As atividades, que fizeram parte das comemorações da Semana Nacional do Trânsito, tiveram o objetivo de conscientizar alunos e comunidade sobre a importância de se respeitar a legislação e o direito à vida.
Entre os presentes no Fórum estavam o chefe de Gabinete Aldem Vieira, representando o prefeito Sabino, os secretários de Educação, Andrea Machado, e de Segurança Pública, Paulo César Viana, além do subsecretário de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana, João Francisco de Souza Araújo, e o vereador Vanderlan Moraes. Educadores, guardas municipais e comunidade também compareceram ao evento.
Na abertura do Fórum, Andrea Machado agradeceu a dedicação dos educadores que realizaram uma série de atividades em comemoração à Semana Nacional do Trânsito. “Em Rio das Ostras, pensamos na educação para o trânsito ao longo de todo o ano. Esse é um processo de longo prazo”, afirmou Andrea.
O secretário Paulo César Viana, depois de agradecer a atuação da equipe da Guarda Municipal, lembrou a importância da parceria com os educadores. “Acredito que, por meio desse trabalho, poderemos formar motoristas mais responsáveis no futuro. Vamos em frente para garantir um trânsito mais seguro, no qual cada um respeite os demais”, ressaltou Paulo César.
MÚSICA E PALESTRA – Formado por servidores municipais de diferentes secretarias, o Coro Som de Pessoa fez participação especial no Fórum. A professora Fernanda Rezende, coordenadora de Educação para o Trânsito, apresentou um balanço das atividades realizadas nas escolas, entre essas, panfletagem de conscientização de condutores e pedestres no entorno das escolas, palestras e circuito de trânsito. As atividades, inspiradas no tema “Pela Segurança no Trânsito e Preservação da Vida”, aconteceram entre os dias 16 e 25 de setembro.
O Fórum foi encerrado com palestra de Edmundo Bittencourt e Odílio Ferreira, diretor de Operações e Superintendente da Autopista Fluminense, respectivamente. Os dois apresentaram dados estatísticos e as ações de educação para o trânsito realizados pela empresa responsável por administrar 320 quilômetros da Rodovia BR-101, de Niterói à divisa com o Espírito Santo.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo