Audax Rio encerra temporada 2014 em Rio das Ostras com prova de 600 Km
A distância entre Rio das Ostras e São Paulo é de 587,1 Km, um pouco menos do que encararam os superatletas que participaram do Audax 600 Km, prova internacional de ciclismo realizado neste fim de semana. O percurso passou pelos municípios de Macaé, Quissamã, Campos, Casimiro de Abreu, Cabo Frio e Búzios, com a largada e a chegada em Rio das Ostras.
Dos 27 ciclistas que encararam o desafio, 22 completaram a prova e estão classificados para o Giro do Chimarrão, de 1 mil km, que acontece em outubro, em Porto Alegre. A prova gaúcha é indispensável para o Audax Paris, que acontece, em 2015, na França. A prova marcou o fim da temporada do Audax no Rio de Janeiro.
O primeiro atleta a completar o percurso foi o engenheiro mecânico carioca Fred Campos com o tempo de 28h50, chegando ao local por volta de 2h50 deste domingo, 28. Para ele, seu conhecimento profissional fez a diferença na prova. “Segui o que tinha planejado na planilha, que estava fixada no quadro da bicicleta. Ela indicava os locais onde eu teria vento a favor ou contra, por exemplo. A palavra que define bem esta prova é a cautela. Poderia ter corrido mais rápido, mas preferi manter os 20 km/h. Parei para descansar quatro vezes, somente por 15 minutos e segui rigidamente o que foi planejado, ao todo parei por 4h50 e fiz 24h de pedal”, explicou.
A largada aconteceu na sexta, 26, na Lagoa de Iriry. Antes da prova, os médicos Jorge Boldasso e Elson Ricardo Fernandes, de Dourados, no Mato Grosso do Sul, estavam empolgados com a perspectiva de enfrentar o desafio. “Dizem que a gente é maluco por encarar 600 Km. Mas acho que maluco é quem fica o fim de semana no sofá vendo televisão aos domingos”, divertiu-se Boldasso.
O organizador do evento, Thiago Gomes, da Pedal 2, faz um balanço da temporada do Audax. “A temporada foi positiva. Levamos o Audax para os quatro cantos do Estado e trouxemos muitos novos participantes para as provas. Movimentamos mais de mil ciclistas em 2014, mesmo em ano de Copa no Brasil. Rio das Ostras já é vista Brasil afora como um exemplo a ser seguido. A bicicleta é um tipo evento que a cidade recebe e deixa frutos, pois a cada prova mais moradores se tornam ciclistas”, destacou.
DESAFIOS – Além da prova principal, foram realizados os desafios de 50 Km, 60 Km, 80 Km, 100 Km e 160 Km para atletas que preferiram distâncias menores. A grande novidade desta edição é o Desafio Off Road do Audax, o DORA, que surpreendeu os participantes ao percorrer os encantos da área rural do Município, passando por trilhas, matas, fazendas e estradas de terra nas localidades de Califórnia, Cantagalo e Rocha Leão.
O Audax é uma prova realizada pelas Secretarias de Esporte e Lazer e de Turismo, com a organização da Pedal 2, apoio do grupo BikeRO e do Rio das Ostras Convention Visitors Bureau, e supervisão da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj).
CIDADE BIKE – O Audax faz parte das iniciativas do projeto Rio das Ostras Cidade Bike, cujo objetivo é estimular o ciclismo como prática, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população, além de promover a sustentabilidade e a mobilidade urbana. O projeto também visa incluir Rio das Ostras como zona de aclimatação olímpica para delegações estrangeiras para os Jogos do Rio 2016.