Restauração do Poço de Pedras de Nova Cidade resgata história de Rio das Ostras

Homenagens a moradores antigos e apresentação teatral marcaram a inauguração do poço revitalizado 

Local de importância histórica para Rio das Ostras, o Poço de Pedras de Nova Cidade foi restaurado pela Prefeitura e entregue à população nesta terça-feira, 23 de setembro. A solenidade contou com a presença do prefeito Sabino, autoridades locais e de moradores antigos. Alunos do curso de teatro do Centro de Formação Artística, da Fundação de Cultura, fizeram uma bela apresentação teatral, que emocionou a todos. O Poço de Pedras fica na Rua da Fonte.

Construído por volta de 1850, o Poço de Pedras de Nova Cidade, assim como o do Centro, era fonte de água potável para moradores e viajantes. Em épocas de maré alta, quando o mar invadia o poço localizado na região central de Rio das Ostras, era na fonte de Nova Cidade que os moradores vinham buscar água.

O prefeito Sabino falou sobre a importância da reforma para Rio das Ostras. “Nós não podemos deixar nosso passado ser esquecido. Precisamos sempre lembrar as dificuldades e alegrias que e os moradores viveram, e valorizar sempre nossa história, só assim poderemos traçar nossos objetivos para o futuro. O Poço de Pedra será um novo ponto turístico de Rio das Ostras, o bom turista respeita e se interessa pela história dos moradores”, disse Sabino.

 

Alunos e professores do Centro de Formação Artística de Rio das Ostras fizeram uma apresentação teatral que deu início à inauguração do poço restaurado. Inspirada no livro “Terra dos Peixes”, que conta a história da cidade, a esquete mostrou a interação entre personalidades históricas de Rio das Ostras com o Poço de Pedra, resgatando o passado da cidade e da Região.

 

Um dos antigos moradores homenageados foi Alzir Davi Pereira, conhecido como Tiumba, já falecido. Alzir Davi Pereira Filho se emocionou com a lembrança de seu pai.

 

“Nós vivemos toda essa história que foi contada aqui. Brincávamos por aqui e usávamos o Poço de Pedra pra pegar nossa água. Essa restauração é realmente um marco para nossa cidade. Nossas crianças vão poder aproveitar como nós aproveitamos”, diz o filho do Tiumba.

 

 

 

FONTE:

Secretaria de Comunicação Social

Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.