Festival da Primavera reúne nove corais da Região no Teatro Popular de Rio das Ostras
Encontro acontece neste sábado, dia 20, e tem entrada franca
Uma grande reunião de vozes com um repertório variado, formado por MPB, Pop Internacional, músicas eruditas, folclóricas e gospel. Em sua segunda edição, o Festival da Primavera – Encontro de Corais de Rio das Ostras, que tem entrada franca, conta com a participação de nove grupos da Cidade, Macaé e Nova Friburgo. O Festival será neste sábado, 20, no Teatro Popular, e é dividido em duas cantatas: das 15h às 17h, corais infanto-juvenil; das 19h às 21h, corais adultos.
Uma produção da Secretaria de Educação de Rio das Ostras, o Festival de Primavera será aberto pelo Coral Vozes do Leripe. Formado por alunos da Rede Municipal, o grupo vai apresentar músicas de Dorival Caymmi, que completaria 100 anos em 2014. Sob a coordenação da Dóris Yane de Castro, o Vozes do Leripe tem representações em 14 escolas, reunindo cerca de 1600 integrantes.
A primeira cantata, formada por grupos infantojuvenis, continua com a participação dos corais Jacira, da escola Jacira Tavares Durval, de Macaé; Aquarela, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Rocha Leão; Coralallons Chanterde, de Nova Friburgo, que interpretam músicas populares, gospel e canção francesa.
Abrindo a segunda cantata, que começa às 19h, o Coral Tom da Voz leva músicas brasileiras para o palco do Teatro Popular. O grupo é formado por alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental de três unidades municipais de Ensino de Rio das Ostras. Mais dois coros da Cidade, o Som da Pessoa, formado por servidores municipais, e Eklektos, da Primeira Igreja Batista de Mariléa, integram o Festival.
Dois grupos sediados em Nova Friburgo também participam da segunda cantata. Um deles é o CantoMusarte, que têm 30 anos de estrada e já apresentou a música brasileira na Europa. O grupo busca resgatar e preservar composições populares e eruditas. Já o Coro Los Pandas D’Acapulco, que vai apresentar canções em inglês, tem uma trajetória curiosa que começa na Província da Sichuan, na China, de onde seus integrantes partiram foragidos para Acapulco, no México. Em busca das montanhas da terra natal, seguiram depois para Friburgo, onde iniciaram uma nova história.
SERVIÇO:
II Festival da Primavera – Encontro de Corais
Sábado, dia 20
Das 15h às 17h – Corais Infantojuvenis; das19h às 21h – Corais Jovens e Adultos
Teatro Popular de Rio das Ostras
Avenida Amazonas, s/nº – Centro – 2764-1703
Entrada franca
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo