Rio das Ostras festeja Semana da Pátria com mostras e atividades nas escolas
Exposição de fotos feitas por educadores e sobre presença de Charles Darwin no País integram a programação comemorativa
A Semana da Pátria será comemorada em Rio das Ostras, entre os dias 8 e 12 deste mês, com exposições e atividades nas unidades de ensino da Rede Municipal. Nesta segunda-feira, 8, serão abertas as mostras “O Olhar que Revela a Pátria”, na Casa da Cultura Bento Costa Júnior, e “Darwin Now”, na Casa da Educação. Essa primeira reúne fotos e também tem uma versão virtual, que pode ser visitada no portal www.riodasostras.rj.gov.br.
Organizada pela professora de Artes Anna Rosaura Trancoso, “O Olhar que Revela a Pátria” reúne fotografias de 17 educadores e vai permanecer em cartaz até o dia 30 deste mês. Cada professor mostra, por meio de imagens, a sua forma de ver a Pátria, registrando o ambiente ao seu redor. A concepção da mostra parte do significado da palavra encontrado no dicionário, descrita como “a terra natal ou adotiva de um ser humano, que se sente ligado por vínculos afetivos, culturais, valores e história”.
“O educador participa da formação de nossos alunos, auxiliando-os na percepção e leitura do mundo e difundindo cultura. Consequentemente, tecemos laços afetivos com nossa nação”, explica Anna Rosaura, que também expõe na mostra.
CAMINHOS DE DARWIN – Os caminhos percorridos pelo naturalista inglês Charles Darwin no Brasil são relembrados pela mostra “Darwin Now”. A exposição reúne 17 telas e um vídeo sobre a expedição de 2008, que refez a trajetória do cientista responsável pela Teoria da Evolução em terras brasileiras.
A mostra faz parte das atividades do projeto “Caminhos de Darwin”, que tem entre as instituições organizadoras a Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Depois de passar pela Casa da Educação, onde fica até o dia 15 deste mês, a mostra vai para a Escola Municipal Vereador Pedro Moreira, integrando em seguida a programação dos eventos EcoOstras e Semana de Inovação Tecnológica. Palestras sobre a presença de Darwin no País fazem parte da programação.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo