Prefeitura de Rio das Ostras inicia reforma dos píeres do Centro e Boca da Barra
Município vai investir cerca de R$ 1,5 milhão na recuperação desses cartões postais da cidade
Depois de quase quatro anos interditados pela Defesa Civil Municipal, alguns dos principais cartões postais de Rio das Ostras serão recuperados pela Prefeitura. Já começaram as obras nos píeres do Centro e da Boca da Barra, que deve ser concluídas até o final do ano.
Para dar início às obras, foi necessário obter autorização do INEA- Instituto Estadual do Ambiente e da SPU – Secretaria do Patrimônio da União, órgão vinculado ao Ministério do Planejamento , orçamento e Gestão. Cerca de 10 homens já trabalham na desmontagem do atual píer no Centro. A nova estrutura que será instalada terá 50 metros de extensão e contará com 24 pilares de sustentação de concreto.
A recuperação dos píeres tem o objetivo de preservar o patrimônio público e a paisagem histórico-cultural da cidade, que surgiu como uma vila de pescadores. Além disso, o investimento no Turismo se traduz em vantagens para todos.
Maria da Silva Sales há 33 anos trabalha em um quiosque bem próximo ao píer, na Praia do Centro. Ela diz que a restauração vai aquecer ainda mais as vendas, já que o local é muito visitado por turistas e moradores. Maria veio da Bahia em 1976 para morar em Rio das Ostras e diz que acompanhou todo o processo de desenvolvimento da cidade, desde quando era apenas uma pequena vila de pescadores.
“Do quiosque tiro o sustento de toda a minha família. Espero que no próximo Réveillon o píer volte a ser um dos locais mais visitados na cidade, até porque fica num dos pontos mais bonitos e bucólicos da Orla do Centro”, diz Maria.
O pescador Bruno Marvila Brum há 15 anos sai para pescar diariamente com tios e irmãos, na praia de Boca da Barra. Ele explica que é muito inseguro usar o píer quebrado, principalmente para os trabalhadores que transportam cerca de 200 quilos de peixes quando chegam do alto mar.
“Não vejo a hora de termos o píer recuperado; pois a obra, além de aumentar a segurança dos pescadores, vai tornar esse local ainda mais bonito, aquecendo o turismo na nossa área e na nossa cidade. Agora os barcos vão poder ancorar”, completa o pescador.
NOVAS ESTRUTURAS – As novas estruturas serão compostas de pilares de concreto e a passarela coberta por madeiras. Os novos espaços também receberão iluminação especial que vai valorizar a paisagem.
O píer do Centro terá 50 metros de distância entre o calçadão e o mar, e ao final, haverá um deck flutuante, que oscila de acordo com a maré, permitindo assim que os barcos ancorem com segurança. Nessa estrutura serão usadas 34 estacas de concretos.
Já o píer da Boca da Barra terá 80 metros de comprimento, com utilização de 48 estacas, que serão cravados no local. Para agilizar os trabalhos, as peças que são pré-moldadas, já chegaram ao município. À medida que a antiga estrutura for sendo retirada, os trechos serão substituídos por essa nova base de concreto. Os novos píeres terão maior durabilidade.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social